Formada em Publicidade e Propaganda e com MBA em Marketing, a associada Ainoan Cililiana participa do Implantando Marketing há apenas três meses, mas já vem se destacando nas atividades junto ao núcleo Twitter, pela criatividade, comprometimento, assiduidade e repercussão dos posts junto aos seguidores do projeto. Nesta entrevista, ela fala de sua trajetória profissional e como o projeto Implantando Marketing está contribuindo para desenvolver a sua carreira. Confira:
Implantando Marketing: Para começarmos, fale um pouco sobre sua vida profissional? Como foi a escolha de sua profissão?
Ainoan: No início, boa parte das pessoas mencionam que desejam seguir a carreira de publicitário por que se designa criativo e ter novas ideias. Eu confesso que pensei assim mesmo. Mas, no decorrer do curso fui ganhando maturidade a cada trabalho desenvolvido e com os feedbacks recebidos dos meus colegas de classe e professores. A partir daí, percebi que nos trabalhos na área de marketing que realizei tive ótimos retornos. Pois sempre busco o meu melhor com dedicação ao trabalho, comprometimento e a “sede” de buscar cada vez mais aprender e estar conectada com o mercado, agregar conhecimento e valor na minha bagagem profissional, buscar proporcionar novas ideias que acrescentem e façam a diferença. No período de faculdade conciliava estudos e trabalhos. Comecei trabalhando na Tim, como consultora de atendimento no segmento corporativo. Nesse momento obtive o melhor entendimento e compreendi alguns questionamentos, na prática, sobre pontos ligados a comunicação estratégica, a variação do mercado, o comportamento do consumidor, as abordagens de como entender e atender o cliente de acordo com seu perfil e anseios. Por meio disso, obtive um melhor retorno sobre o fortalecimento da argumentação sobre as situações citadas e depois busquei me especializar na área de marketing.
Implantando Marketing: Você é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Marketing e fez MBA em Marketing pela FBV em Recife. Qual área de atuação você mais se identifica?
Ainoan: Sempre gostei de analisar o mercado, o comportamento do consumidor tanto no off-line e online, perante o Social Media e demais variáveis que interferem no decorrer de uma pesquisa, planejamento e estratégia de marketing. Desde a época da graduação começava alinhar minha visão, o amor e dedicação a área de marketing só aumentava. Os projetos de conclusão de curso, tanto para graduação e pós, tiveram a base em assuntos ligados à área de marketing. Ambos tiveram abordagens sobre tendência de mercado, comportamento do consumidor, marketing estratégico e branding e se desdobrando com demais assuntos de acordo com o caso estudado. O primeiro TCC tinha como titulo “A utilização do estilo retrô como forma de comunicação na publicidade impressa”. Foi um projeto que aprendi e guardo comigo as experiências sensacionais que obtive. Tive um ótimo retorno sobre o assunto perante as pessoas que se envolveram através de fundamentação teórica, pesquisa qualitativa, focus group e ajuda de especialistas na área de comunicação. Já com o segundo projeto de conclusão já estava com uma boa maturidade na área. Para a realização tive que conciliar dois empregos. O fixo na Tim e nos finais de semana participei de um projeto numa empresa de Varejo no segmento de vestuário, a Renner. Tudo isso para poder dar maior embasamento ao novo projeto que iria iniciar para conclusão de curso do MBA em Marketing que tinha como tema “As influências do Marketing Digital e o poder do consumidor da Renner”. A finalidade era saber como a experiência mais próxima da empresa com os consumidores iria ajudar a entender e analisar melhor o ambiente físico, digital e o próprio consumidor. Aqui o meu amor à área estava num nível tão alto, que fui buscar investir ainda mais na minha qualificação.
Implantando Marketing: Como você avalia o mercado da cidade de Recife? Você identifica alguma carência ou oportunidade de negócio no qual gostaria de atuar?
Ainoan: Acho o mercado de Recife ainda muito pequeno e a demanda de profissionais crescem a cada ano. Porém, em contrapartida, acho que o crescimento de microempresas com novas ideias no mercado contribuem para o surgimento de boas oportunidades para dar suporte para esses empresários, que estão atuando às vezes de um modo imaturo. Com um suporte na questão da estratégia de marketing acaba-se ampliando a visão para a questão da comunicação integrada, dando mais sustentação ao planejamento para tal empresa com o objetivo de se manter em um mercado de uma forma diferenciada de acordo com o segmento. A competitividade é grande mais as novas ideias que nascem do estudo de abertura de novos mercados ou preenchimento de alguma oportunidade de negócio para empreender tornar-se um grande potencial.
Implantando Marketing: Como está sendo a experiência de trabalhar em uma produtora de áudio publicitário? Quais atividades você se identifica mais?
Ainoan: Está sendo uma experiência bastante proveitosa. É um segmento que buscar traduzir a estratégia de comunicação através dos sons. De uma forma que os elementos se casem e resultem em maior identificação entre a marca e a ideia junto com o púbico-alvo. Identifico-me mais na questão de apoio na prospecção de novos clientes (agências/anunciantes) para formação de nova carteira. Gosto muito de dar suporte ao departamento de produção para acompanhar e garantir a demanda do cliente, além de atuar no monitoramento de ações e pesquisa de mercado.
Implantando Marketing: Como conheceu o projeto Implantando Marketing? O que motivou integrar a equipe do núcleo Twitter?
Ainoan: Eu conheci através do Twitter mesmo já que meu foco era se conectar e seguir pessoas e empresas que tivessem o interesse voltado para a área de marketing e social media. Com isso, procurei me integrar ao projeto a fim de aprender mais e dar um up na minha carreira, trocar e compartilhar experiências sobre assuntos relevantes da área e fazer networking.
Implantando Marketing: O Twitter é uma rede em tempo real que possui um formato compacto, cada tweet tem apenas 140 caracteres. Que desafios você vivencia diariamente ao produzir conteúdo para o Twitter do Projeto Implantando Marketing? Qual o segredo para produzir um conteúdo de qualidade que resulte em alcance e engajamento?
Ainoan: O desafio maior é buscar compactar o assunto de um post em 140 caracteres de uma forma que atraía a atenção, convide a pessoa/empresa a acessar o conteúdo e com isso, gere curtidas, retuíte e menções. Outros locais podem ter o mesmo assunto sendo divulgado. O segredo está na forma de como você se expressa e aborda o assunto. Isso acaba sendo um diferencial, e por meio disso, há um maior retorno sobre o engajamento.
Implantando Marketing: Segundo a revista Meio & Mensagem, o Twitter deve apresentar novidades em 2015 para tentar conter tanto a queda no valor das suas ações no mercado financeiro quanto para aumentar o interesse do novo usuário pelo serviço. Muitos usuários se queixam de perder tweets interessantes quando estão off-line, já que o Twitter apresenta as mensagens na timeline por ordem cronológica inversa. Com um novo recurso, o Twitter irá fazer uma curadoria do que tem relevância para apresentar o conteúdo “perdido” ao usuário. Com isso, um conteúdo bom e interessante não ficará mais perdido na sua timeline. Qual a sua opinião sobre essa novidade?
Ainoan: Acho uma novidade interessante e de grande valia já que eu particularmente durante o dia não consigo acessar o Twitter por conta da correria do trabalho. Esse filtro ajudará a não perder assuntos e não me deixará com o sentimento de estar desconectada do que está rolando lá enquanto estive fora. O Twitter é uma ferramenta de resposta imediata a uma determinada comunicação, ao qual, o público está aguardando por informação. Então, se o público tem essas características de ter conteúdo relevante ao seu alcance, independente do horário, as contas não podem deixar a desejar. O mercado muda constantemente, há alteração no comportamento e consumo, então inovar para atender a demanda é a chave da questão.
Implantando Marketing: Muitas empresas utilizam o Twitter em suas ações de marketing, porém, em muitos casos não obtém sucesso. Em sua opinião quais são os maiores erros que as empresas cometem na hora de fazer o planejamento?
Ainoan: Um dos maiores erros é não dar a devida importância do meio para obtenção de dados. Já que boa parte das empresas está no Social Media porque a concorrente tem uma página e não quererem ficar de fora. Porém, a questão está na falta de interesse estratégico, investimento, principalmente em contratação de pessoas devidamente qualificadas para operar com um olhar aguçado as oportunidades de relacionamento pessoal através de um bom monitoramento. Se o público que ali se encontra não perceber um representante “empresa/marca” que não saiba se relacionar de uma forma personalizada e de um modo criativo, ninguém o notará. Apenas será mais uma conta sem valia.
Implantando Marketing: De que forma o projeto tem contribuído para o seu aprimoramento profissional e pessoal?
Ainoan: Primeiramente, o projeto tem uma equipe com uma sinergia muito forte, todos se ajudam. O compartilhamento de informações, conteúdos relevantes da área de interesse e das novidades ou observações vindas do mercado contribuem para que estejamos conectados com o meio fazem a diferença para nosso aprimoramento. Isso tudo preenche mais ainda a minha “bagagem de conhecimento”. O networking que obtive através do projeto ajuda bastante para se conectar com novas pessoas e realizar boas parcerias que fazem toda diferença na busca de novas ideais, troca de conhecimento e até negócios. Me orgulho de participar dessa equipe. Mudou minha visão e, além do mais, é um trabalho voluntário em que a recompensa se estende para vida toda, tanto pessoal como na carreira profissional. Essa experiência e relacionamento ninguém toma, pois a amizade é mútua, o compromisso é grande e a dedicação é imensa. Elementos que fazem toda a diferença, conforme o próprio lema do projeto: juntos somos mais.
Implantando Marketing: Qual é o seu grande objetivo profissional hoje?
Ainoan: Buscar cada vez mais ser uma excelente profissional e atuar conectada com o mercado. Ter sempre uma visão estratégica para elaborar um bom posicionamento como profissional na área de marketing. E, além do mais, replicar o conhecimento obtido com as outras pessoas. Afinal, não vencemos sozinhos, e sim, com parcerias. Não somos “craques” em tudo. Sempre precisamos de alguém ou uma ajuda que completa ou preencha a lacuna em um dado ponto e que nessa sinergia consigamos juntos realizar grandes trocas e mudanças, não só individualmente, e sim, deixar um legado na sociedade em prol do crescimento.