Alimente a sua criatividade!

Estamos cercados de informações, opções, possibilidades e, em meio a tudo isso, muita gente diz que tem dificuldade para pensar em soluções diferentes. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é uma virtude restrita a alguns, mas sim uma potencialidade que TODOS nós temos.

Henrique Szklo, especialista no tema, diz que “A criatividade não é treinar o cérebro para criar, mas sim treiná-lo para não bloquear”. Todos nós temos mil pensamentos diariamente, mas muitas vezes os descartamos ou não sabemos como aproveitá-los. Acredite: tudo pode servir de inspiração. Você com certeza já ouviu a conhecida frase de Lavoisier: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

Que tal aplicá-la em seu dia a dia?

Em outras palavras, que tal aproveitar os conteúdos e as pessoas que estão ao seu lado para construir os seus projetos de forma criativa?

Algumas dicas de Henrique Szklo podem ajudar nesse processo:

1.O briefing é uma bússola e não um mapa:

Quando o cliente diz pra você o que ele deseja, ele está te dando uma ideia do caminho que ele quer que você siga, mas isso não significa que você deve levar tudo ao pé da letra. Com base na sua visão de mundo, nas suas referências, você precisa decodificar o que foi dito e apresentar um projeto que contempla o que o cliente falou, mas que tem a sua cara, que reflete a sua experiência. Afinal, foi por isso que ele te contratou.

Um exercício interessante a ser feito chama-se “Diga diferente”. Identifique no briefing as palavras-chave que o seu cliente quer ressaltar e busque traduzir essa essência em outras expressões a partir de associações. Toda empresa, independente do segmento, quer defender que tem um produto ou serviço de qualidade e que possui bom atendimento, mas como você pode demonstrar isso sem usar essas palavras do senso comum?

2. Mantenha o equilíbrio:

Na hora de criar, saiba ouvir e respeitar opiniões opostas e, a partir delas, construa a sua opinião. O autor possui um conceito chamado de ‘Gangorra Vital’, em que defende que os opostos são condição essencial para encontrarmos o equilíbrio. Afinal, é a partir do dia que entendemos o que é a noite, a partir do branco, entendemos o que é o preto e assim sucessivamente. Esteja ciente disso e valorize as contradições.

3. Mantenha o senso de humor:

A capacidade de rir das coisas é essencial para o surgimento de boas ideias e isso está presente nas coisas mais simples. Não é à toa que vídeos de crianças fazem tanto sucesso na internet,a espontaneidade delas nos chama a atenção. Na hora de criar, mantenha esse espírito alegre com você.

Mãos à obra!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.