A análise Swot é uma ferramenta de gestão para suporte ao planejamento estratégico. O termo SWOT significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), no Brasil também conhecemos como FOFA. A análise de Swot é utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente tornando-se a base para um planejamento estratégico ou o gerenciamento de uma empresa. Por ser uma ferramenta simples e completa, pode ser usada para uma análise de cenário de uma empresa pequena ainda em criação ou para gestão de uma multinacional.
A análise Swot possui duas dimensões, a análise externa, Oportunidade e Ameaças, e a análise interna, Forças e Fraquezas. A análise externa tem como objetivo identificar as principais ameaças e oportunidades presentes no cenário analisado, ela está associada à necessidade e capacidade dos gestores em preverem eventuais acontecimentos futuros que possam ter maior ou menor impacto dentro da organização. Essa avaliação do ambiente externo pode ser dividida em duas partes:
– Macroambiente: nível exterior que afeta todas as indústrias, embora de modo diferenciado;
– Ambiente da indústria ou Competitivo: diz respeito a todos os intervenientes próximos, e está relacionado as 5 forças de Porter (a rivalidade entre empresas concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos clientes, a ameaça de novos concorrentes e a ameaça de produtos ou serviços substitutos).
De uma maneira geral, todas as mudanças que ocorrem no ambiente externo geram impacto nas empresas, o importante é a capacidade de a empresa antever essas mudanças, e se preparam para que o impacto gerado seja positivo, ou para que os prejuízos sejam minimizados.
A análise interna propõe a identificação dos principais pontos fortes e fracos da organização. O monitoramento desses pontos deve ser constante, essa análise guia a organização em relação a como tirar um maior proveito dos pontos fortes e como minimizar os pontos fracos. As forças e as fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa no mercado e se relacionam, quase sempre, a fatores internos – pessoas, modelo de gestão.
Após a análise dos dois ambientes, é realizada a Matriz Swot, que consiste na avaliação da posição competitiva de uma empresa no mercado através da elaboração de uma matriz de dois eixos, composto por duas variações: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da análise interna; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) da análise externa.
Essa matriz sugere as estratégias que conduzem a melhor utilização das oportunidades presentes no ambiente externo com base nos pontos fortes presentes dentro da organização, assim como a minimização das ameaças e a redução dos efeitos dos pontos fracos dentro da empresa.
A análise Swot deve ser uma ferramenta utilizada frequentemente e de maneira dinâmica, de forma a se ter sempre uma análise da situação atual da empresa, que possa ser confrontada com a situação passada. Dessa forma é possível analisar não só o cenário atual da empresa, mas seu crescimento e evolução no mercado, facilitando também a previsão de sua situação futura.
Deise de Azevedo
Olá,
Eu gostaria de saber se essa análise Swot pode ser usada somente em empresa ou se ela cabe em um projeto de vida.
Grata,
Deise