Digamos que você pudesse saber como está a demanda online por algum produto que você pretende lançar? Ou mesmo descobrir qual época do ano mais procuram por seu serviço? Ou avaliar se os serviços dos seus concorrentes são mais procurados que o seu? E se seu produto está sendo mais ou menos pesquisado do que a dois anos atrás?
Para quem não conhece, o Google Trends, ferramenta gratuita do Google, mensura as buscas por palavras-chaves, logo o interesse por aquele produto, serviço, artista, atleta, etc…principalmente nos site de busca do Google e no Youtube.
Nele, você pode descobrir quem é mais popular: Michael Jackson ou Madonna, e notar que após a morte do primeiro, sua procura foi “n” vezes maior do que vinha sendo, mas que agora já voltou ao normal.
Por exemplo, podemos notar que a música Hey Jude, dos Beatles, segue linear desde o início das análises, exceto por um pico em julho de 2012, quando na abertura das olimpíadas de Londres, Paul McCartney cantou o sucesso que trouxe de volta sua popularidade e gerou virais, como o coro de fãs em um metrô londrino.
Já os meninos do funk carioca ‘Ah lelek’, que invadiu os programas de auditório de TV e as pistas de dança, teve apenas seus três meses de fama, mas pode se vangloriar de ter, em fevereiro de 2013, sido mais procurado do que o sucesso da banda mais bem-sucedida e aclamada da história da música popular.
E o que falar do fenômeno “Ai se eu te pego”? O chiclete nacional que atingiu todo o mundo ocidental e teve, entre os países, sua maior procura na Romênia (o Brasil fica em 6º), desbanca de longe o sucesso dos garotos de Liverpool e dos meninos das favelas cariocas.
Sazonalidade: Para quem trabalha com moda, o Trends é indispensável. Quando começaram as buscas por “saia longa”? São mais procuradas no inverno ou no verão? Suas buscas estão aumentando ou diminuindo?
Eis as respostas (a linha pontilhada trata da previsão para os próximos meses):
E onde a saia longa é mais procurada?
Por falar em moda, qual a grife mais pesquisada nos Estados Unidos?
Qual termo investir: você tem uma pequena empresa de decoração de festas e quer saber em qual palavra-chave deve investir no Adwords: “decoração de festas infantis” ou “decoração de festas para crianças”?
Bom, no gráfico abaixo, você nota quem é o vencedor, e ainda nota que no mês de dezembro a procura é muito baixa.
Além disso, é bom repensar seu negócio, as buscas estão diminuindo nos últimos anos.
Concorrência: você quer saber qual empresa de varejo é mais procurada? O Trends te responde e ainda identifica notícias na mídia que possam esclarecer o porquê do aumento repentino de procuras em alguns períodos.
Poderíamos traçar gráficos de marcas de qualquer segmento, produtos de tecnologia, de supermercados, do setor automobilístico, serviços, políticos, artistas, atletas, enfim, o que nossa imaginação permitir.
O importante é que você faça do Trends uma ferramenta estratégica fundamental para seu negócio e utilize-o frequentemente para diversos fins, como:
– checar sazonalidade
– analisar a concorrência e a procura por seus produtos
– comparar seus produtos com os concorrentes
– verificar a localização geográfica de maior demanda por seus produtos
– Obter a projeção de procura pela sua palavra-chave
– Entre muitas e muitas outras análises
Use e abuse da ferramenta para fazer pesquisas e acertar ainda mais na tomada de decisão para investimentos e campanhas de marketing.
Segue o link do Google Trends: http://www.google.com.br/trends/
Bom proveito!
Heron Xavier
Alexandre,
parabéns pelo artigo! Gostei muito!
Alexandre Bento
Obrigado Heron. Use o Trends sem moderação.
Abs
Vanessa Alkmim
Meus super parabéns pelo texto, Alexandre!
Como te disse, é um exemplo de excelência e riqueza de conteúdo.
Muito obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Abraços,
Vanessa Alkmim
Alexandre Bento
Oi Vanessa, fico feliz que tenha gostado.
bom proveito do trends
Abraços
Paulo
Prezado Alexandre.
Existem ferramentas muito mais completas, com recursos fantásticos e com maior exatidão de dados. Sugiro uma vista ao site http://www.hitwise.com.br
Alexandre Bento
Oi Paulo, com certeza, existem diversas ferramentas mais completas. A intenção do texto era falar do Trends por ser muito simples, oferecer informações bem relevantes e ainda ser grátis.
Obrigado por dividir conosco essa outra ferramenta também.
Abraços
Priscila Stuani
Alexandre,
Gostei de conhecer um pouco mais sobre o google trends. São tantas ferramentas que confesso que fico perdida..rs
Muito legal e os gráficos ajudam a visualizar melhor as informações.
Alexandre Bento
Legal priscila, faça bom proveito!
João ANTUNES
Alexandre,
Bom artigo, gostei é esclarecedor e bem prático. Parabéns!
Alexandre Bento
Obrigado sr.João, que bom que gostou. Acredito que vá gostar de ler este também, que fala sobre marketing direto.
https://www.implantandomarketing.com/chegou-uma-mensagem-relevante-para-voce-marketing-direto/
Abraços
Dercio Lopes Bento
Valeu! É claro que eu não poderia me abster de dar “piruada”. Sugiro, se possível, usar o recurso da Sherazarde , nas mil e uma noites, ou seja: deixar um fio de curiosidade para o próximo artigo.
Alexandre Bento
Opa Dércio! Obrigado pela dica…rs.
Pitty Webo
Adorei o artigo!!
Através do Trends podemos escolher as “Tags” que vamos usar para atrair mais pessoas??
Alexandre Bento
Oi Pitty, através do Trends você consegue identificar quais são as tags que estão mais em alta, comparado a outras. Além disso você pode ver quando uma determinada tag é mais procurada e onde.
Por exemplo, buscando por “teatro infantil” identifiquei a procura é menor em dezembro e janeiro, o que é explicável, por ser verão e há procura maior por atividades ao ar livre.
A procura é maior em São Paulo e depois, pásmem, Tocantis, seguidos por MG e RJ.
Teste também ver “peça infantil” x “peça de drama” x “peça de comédia”.
Respondendo sua pergunta sobre as Tags: sim, ele ajuda você a descobrir quais termos chaves são mais procurados, como “peça infantil” x “teatro infantil”, e então na hora de investir em um ou no outro nos Links Patrocinados, vc poderá escolher o vencedor.
Espero ter ajudado.