Analista de Comunicação x Analista de Marketing. É a mesma coisa?

No meu último post, comentei sobre a carreira do Analista de Marketing e muitas pessoas se identificaram e avaliaram sua postura profissional.

Dando sequência nesta discussão, queria comentar hoje sobre a diferença entre Analista de Marketing e Analista de Comunicação. Muitos acham que são a mesma função, mas há grandes diferenças, apesar de alguns profissionais ocuparem o mesmo cargo nas organizações.

O Analista de Marketing, como já vimos, lida um pouco mais com o público externo, com posicionamento de produtos, com pesquisas de mercado, com imagem da empresa junto ao público externo.

O Analista de Comunicação já tem uma atuação mais interna, sendo responsável pela condução dos processos de comunicação interno da organização, com seus públicos, principalmente o interno e os stakeholders.

Veja abaixo algumas descrições:

Desenvolver atividades relativas a comunicação, estabelecendo estratégias definindo recursos necessários à divulgação de produtos ou projetos socioculturais, assegurando a qualidade final de seu trabalho.

Fonte: http://www.usp.br/drh/novo/pcf/analistadecomunicacao.pdf 

Divulgação de uma vaga de Analista de Comunicação. Vejam as atividades que o profissional deverá desenvolver.

  • Colaborar no planejamento estratégico de Comunicação Empresarial;
  • Munir os empregados de informações corporativas através de comunicação interna, como: jornal, intranet, jornal mural, informativos impressos e eletrônicos e publicações;
  • Maximizar o relacionamento com a mídia regional, nacional e internacional por meio de planejamento e execução de ações de assessoria de imprensa;
  • Assegurar a integração e o relacionamento com os públicos de interesse por meio do Programa de Visitas;
  • Integrar, mobilizar e informar à comunidade local por meio de campanhas e eventos institucionais;
  • Maximizar a imagem da empresa junto aos públicos de interesse por meio da participação e/ou execução de eventos externos;
  • Desenvolver e controlar indicadores das ações de comunicação por meio do monitoramento periódico, atuando nos eventuais desvios encontrados;
  • Dar suporte às demandas de comunicação geradas pelas diversas áreas da empresa por meio de reuniões periódicas;
  • Apoiar a gestão orçamentária da área por meio de planejamento e acompanhamento;
  • Garantir a padronização dos processos da área, utilizando ferramentas da qualidade;
  • Gerenciar bancos de informações por meio de atualizações constantes.

http://rederp.blogspot.com.br/2008/09/analista-de-comunicao.html 

Em empresas que possuem em seu desenho operacional a distinção clara de cargos, conseguimos localizar os dois profissionais na empresa, com funções bem definidas.

Em empresas menores, identificamos que o mesmo profissional é responsável pelas duas áreas, não separando as funções, agindo conforme a necessidade e o planejamento da empresa.

Não vejo o fato do mesmo profissional realizar as duas funções com maus olhos, desde que esteja claro para quem realizada a diferença entre cada uma das atividades. Para que seja possível existir os dois profissionais em organizações menores, o nível de processos internos deve ser alto, com as informações bem organizadas e disponível para todo o departamento. Isso ainda é difícil para as menores.

Mas as empresas estão evoluindo e a necessidade, uma hora ou outra, vai aparecer.

Você, que é profissional de Comunicação e Marketing, se encaixa em qual situação?

Na sua empresa, as funções são bem definidas, ou o mesmo profissional é responsável pela Comunicação e pelo Marketing?

Comente, participe e não deixe de votar no Implantando Marketing no TopBlog 2012.

Abraço e até a próxima.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comments

  1. Isabel Gareta

    En la empresa en la que trabajo podría decir que hacemos todos un poco de todo, las tareas no están muy bien definidas, pero también tengo que decir que la empresa es pequeña. Me dedico a hacer tareas tanto de Comunicación como de Marketing, creo que en esta situación se encuentran la mayoría de pequeñas empresas. No es lo más idóneo, pero es la realidad.

    Saludos desde España.

  2. Ótimo post Juliana. Realmente são duas funções que ao mesmo tempo se misturam, se separam, e, às vezes, é até difícil para o profissional saber separar bem este tipo de função. E o que se faz internamente, indiretamente, reflete externamente.

  3. Excelente ponto, JULIANA.

    Mesmo nas empresas ou instituições que as duas funções são separadas, devem haver boa sinergia e integração entre ambas, pois muito tema que é comunicado por ambas funções é comum. A abordagem, a profundidade e os objetivos é que são distintos.

    Abraços. :)

  4. Olá Juliana,

    Gostei do texto porque isso realmente gera dúvidas e agora ficou bem claro!

    Abraços,

    Priscila

  5. Vanessa Sales

    Na empresa onde trabalho sou o que se pode dizer de “Analista de Comunicação e Marketing”, mas realmente observo um ponto do seus post, de fato a demanda não é tão grande que necessitasse de 2 analistas específicos.
    Bom post!

  6. Pessoal, não encontrei no site da CBO (Classificação Brasileira de Cargos) este cargo. Existe apenas se referindo a comunicação na parte de Tecnologia da Informação. Vocês tem alguma sugestão de como enquadrar via CBO este cargo voltado a comunicação interna e marketing?

    • Kállita

      estou com a mesma dúvida… não encontrei o CBO