Entrevista: André Damasceno avalia o cenário do marketing no Brasil

andré damasceno 02Empresário e Fundador do O Melhor do Marketing, André Damasceno possui mais de 1.800 horas de treinamentos e palestras para empresas públicas e privadas em todo Brasil, em cursos abertos e in-company na área de marketing. Com experiência de sete anos em projetos de Marketing Digital e Social Media, é Professor no MBA de Novas Mídias e Marketing na Universidade de Vila Velha-ES (UVV) e no MBA de Marketing de Varejo da Faculdade Católica Salesiana. Nesta entrevista, ele revela como surgiu sua paixão pela área de marketing e avalia o cenário atual da área no Brasil. Confira:

Implantando Marketing – O que levou você a se interessar pela área de marketing e como iniciou sua carreira?

Damasceno: Meu interesse pela área de marketing surgiu no 3º período da faculdade de publicidade e propaganda, quando tive minha primeira aula de Marketing. Após esse primeiro contato direcionei meus estudos e investimentos para a área.

Implantando Marketing – De janeiro de 2009 a dezembro de 2011, período em que o seu modelo de negócios estava focado como blog de conteúdo para o mercado, o Melhor do Marketing recebeu mais de 500 mil visitas e desenvolveu mais de 1.000 artigos por meio de colunistas e colaboradores, além de matérias, entrevistas e coberturas de alguns dos principais eventos do mercado capixaba e do Brasil. Qual o segredo para a conquista de todo esse sucesso?

Damasceno: O nosso conteúdo sempre foi o grande diferencial, além do próprio relacionamento com o ser humano que realiza negócios conosco. Somados a isso, posso destacar a confiança em lançar projetos para o mercado, como o Circuito de Marketing e Arenapontocom, e a inovação que temos dentro da empresa.

Implantando Marketing – Quais os principais desafios que você enfrentou para transformar o seu blog em uma empresa de marketing?

Damasceno: O primeiro desafio é algo que não temos como controlar, pois trata-se da parte burocrática que temos no Brasil. Outro desafio que encaro todos os dias é o de se cercar de pessoas boas, inteligentes e com o desejo de transformação.

Implantando Marketing – Diversas pesquisas da área de marketing digital apontam que neste ano as empresas deverão investir mais nessa área. Você também acredita nisso? Qual o motivo desse crescimento?

Damasceno: Acredito muito. O crescimento de empresas investindo no marketing digital trata-se de um processo natural e de amadurecimento. Além disso, nós profissionais de marketing precisamos cada vez mais avaliar nossas ações e sermos assertivos em nossas campanhas. O marketing digital oferece isso de forma muito eficaz, principalmente para aqueles que sabem ler e interpretar relatórios e números. Outro ponto importante são as novas gerações de consumo e o próprio acesso a informação.

Implantando Marketing – Atualmente, você ministra diversos cursos na área de marketing digital. Como você avalia o mercado de educação nessa área?

Damasceno: Tem muita gente fazendo mais do mesmo. Já frequentei cursos e palestras onde o professor mostra slides com prints de números, esquecendo muitas vezes até de colocar a fonte. Está tudo muito igual. Mas, é claro que também tem gente boa e de altíssimo nível.

Implantando Marketing – No dia 14/03, acontecerá o 1º IMKT Na Prática, evento organizado pelo projeto Implantando Marketing e no qual O Melhor do Marketing se interessou em apoiar. O que acha do trabalho desenvolvido pelo projeto?

Damasceno: Fantástico e de extrema importância para o mercado. Iniciativas como essa ajudam alunos e profissionais que já estejam no mercado. Reciclar é sempre importante. Oxigenar o cérebro, encontrar pessoas de diferentes empresas e áreas de atuação gera valor e faz com que a gente possa aprender cada vez mais.

Implantando Marketing – Nos dias 17 e 18/04, você ministrará o curso Analista de Mídias Sociais, em BH. O que os participantes poderão esperar do curso?

Damasceno: Se eu falar estraga a surpresa (risos). Brincadeira! Estamos na 13ª edição do curso e posso afirmar que nunca um curso é igual ao outro. Um aluno da 12ª edição poderia fazer tranquilamente e ao final estaria super satisfeito. Dois pontos fortes do curso: o módulo de neuromarketing e o de coaching.

Implantando Marketing – Qual dica você deixa para quem pretende trabalhar no mercado atual de marketing digital?

Damasceno: Estudar, participar de eventos e cursos, conhecer pessoas de diferentes áreas. É uma área que exige muito de você. É impossível passar um ano sem fazer cursos de atualização e participar de eventos. Tudo muda muito rápido. Por fim, adapte-se ao cenário e descubra infinitas possibilidades.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.