As mudanças na apuração jornalística

Amanda Novaes

jornalística

São muitos os filmes clássicos que procuram mostrar as redações e correria nas apurações das matérias para jornal antigamente, em especial no impresso. “O Informante”, por exemplo, mostra bem a realidade dos jornalistas da década de 90, em que eram conhecidos por uma longa e intensa apuração e correria – naquela época, literalmente – atrás das boas fontes. O filme retrata a história real do escândalo ocorrido em 1994, onde um homem que trabalhou durante anos numa fábrica de cigarros resolve revelar a dois jornalistas os segredos que a indústria tabagista empregava para viciar as pessoas. Para conseguir a confissão, os jornalistas tiveram um longo trabalho de apuração, numa época sem a praticidade da internet em que todo o trabalho era realizado a partir de telefonemas e muita paciência para chegar às fontes corretas. Uma profissão onde, definitivamente, não havia rotina.

Esse estilo de jornalismo, que muitos acreditam ser o mais difícil e prazeroso, é dificilmente encontrado a partir do surgimento da internet e todas as tecnologias que tanto facilitaram a comunicação. Se antes o jornalista tinha que correr atrás das pautas e apurá-las por muitos dias, hoje muitas pautas chegam até as redações. Não desmerecendo o trabalho do jornalismo atual, que foi se aperfeiçoando e, porque não dizer, popularizando com o passar dos anos, passou-se a valorizar a divulgação de notícias e o trabalho jornalístico. A cada vez mais comum assessoria de imprensa é um bom exemplo de novo modo dos jornalistas conseguirem matérias e fontes.

Para qualquer interessado na área de comunicação, é importante a percepção dessa evolução do jornalismo, e como a apuração e as mudanças sofridas ao longo dos anos estão diretamente ligadas ao surgimento de tantas novas profissões, tecnologias e meios de comunicação. Independente da época, o jornalista sempre terá a importante função de noticiar algo relevante ao público de forma correta e seguindo diversos princípios da profissão. Apesar de mudanças, a correria da rotina – ou falta dela – jornalística é o que faz os profissionais da área serem tão apaixonados pelo seu dia a dia.

Artigo produzido pela Acesso Comunicação Jr. , empresa júnior de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply