Aryane Máximo revela crescimento de consumo de cosméticos masculinos

aryaneEstudo realizado pela professora e pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Aryane Máximo, aponta que o público para produtos exclusivamente masculinos está crescente e que o comércio vem se adaptando gradativamente.

Os resultados da pesquisa mostraram também implicações gerenciais, onde as empresas podem conhecer melhor o consumidor, desenvolver produtos alinhados a identidade desse homem, segmentar e posicionar melhor os seus produtos. Confira a entrevista:

Implantando Marketing: Como surgiu o tema da sua dissertação?

Aryane: Surgiu de uma percepção de que os homens estão demonstrando cada vez mais a vaidade e preocupação com uma satisfação pessoal por meio da beleza. Eles mantêm uma rotina de cuidados dedicados à aparência e a pesquisa apontou que existe um consumo frequente de serviços e produtos cosméticos para cuidar da aparência.

Implantando Marketing: Os homens modernos estão consumindo mais produtos e serviços específicos para beleza? Quais os produtos mais e menos usados por esse público de consumidores?

Aryane: A pesquisa deixou claro que os homens estão usando vários tipos de produtos cosméticos, inclusive maquiagem, base e esmalte nas unhas, o que confirma que estão dispostos a comprar e a gastar mais com produtos de beleza. Há um maior uso dos produtos com a função de conservar e proteger, como é o caso dos hidratantes (mãos, rosto, corpo e pés), protetor solar e labial. As partes do corpo preferidas para o cuidado foram cabelo e rosto, confirmando o que já havíamos percebido nas entrevistas.

Implantando Marketing: Qual é o perfil de compra do consumidor? Existe mercado para esses consumidores?

Aryane: O perfil de compra do consumidor masculino diferencia em alguns aspectos do feminino. O local da compra é escolhido levando em consideração a conveniência, o acesso fácil e a localização, como drogarias e supermercados.  O homem acredita que as marcas reconhecidas apresentam mais qualidade. O varejo gradativamente tem buscado atender esse consumidor, contudo ainda há muito a ser feito nesse mercado. Empresas de cosméticos, reconhecidas pelo público feminino estão inserindo no seu mix de produtos os chamados produtos “linha homem”. Antes essas empresas se preocupavam em atender mais as necessidades de barbearia e cabelo, contudo outros produtos cosméticos para cuidado de todo o corpo estão sendo lançados.

Implantando Marketing: Como você definiria o estilo de vida do homem metrossexual?

Aryane: O metrossexual além de dedicar especial atenção a sua aparência, demonstra-se perfeccionista em seu senso estético e de organização pessoal, cujo estilo de vida é caracterizado pela busca de um ideal de beleza que favoreça a sua exposição enquanto homem atraente, priorizando sempre produtos que valorizam sua imagem.

Clique aqui e saiba mais sobre os resultados apresentados na pesquisa.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.