As 4 Lições de Apollo 13

Os ensinamentos que tiramos da vida real, onde as pessoas são colocadas à prova máxima, é a melhor forma de entender o futuro. A missão  “Apollo 13” foi um marco na história mundial e hoje vamos descobrir o que aprender com isso.

Apollo 13 foi a sétima missão tripulada do projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua, mas um acidente durante a viagem de ida colocou à prova o maior programa espacial do planeta e seus astronautas.

O aprendizado é tirado de situações reais, parto da análise do filme Apollo 13, que retrata o ocorrido.

Preparação: quando temos uma missão que envolve diversos procedimentos de pessoas diferentes ao mesmo tempo, o treinamento constante é obrigatório. Nele identificamos fragilidades, possíveis pontos de pressão, calcula-se resultados possíveis e também o erro. Esse é um grande problema, as pessoas acham que se for treino podem errar ou ser displicentes ou até mesmo cuidadosos demais. Um dos tripulantes foi identificado com “probabilidade” de ter sarampo e foi tirado da missão, o que quase colocou tudo a perder. Se preparar é testar de maneira “real”, senão será perda de tempo.

Lançamento: fundamental para manter coesão e atenção da equipe. “Lançamento” nada mais é que um momento de concentração máxima para conquista de um resultado “tiro curto”, ou seja, pode ser utilizado em reuniões, fechamentos de projetos e tudo que necessite um trabalho conjunto, rápido e curto. Um lançamento dura uma semana no máximo, mas o correto é usar em um dia, pois ele tem um “tempo” fixo com resultado fixo. Envolva as pessoas, distribua tarefas, estabeleça metas conjuntas, e sua parte é de suporte, manutenção e informação aos grupos de tarefas.

Problemas: obrigatórios e sempre irão existir, o erro é estar despreparado. Quando trabalhei na usina siderúrgica aprendi que o alto forno de aço não desliga nunca e lá se tem uma regra “nada é imprevisível só não foi previsto ainda”.  Não existe margem para falha, mas elas sempre acontecem. Nessa hora, calma, concentração, foco no problema e agilidade na resolução. O grande aprendizado de Apollo foi este, a capacidade que o ser humano tem de trabalhar em conjunto quando estão no auge do problema.

Improvisação: um bom profissional sempre trabalha com a opção de improvisar para ter o resultado necessário, pois improvisar é atuar de maneira inteligente nos problemas. Nunca desista até fechar todas as análises, contrate consultorias, estude, aprenda, desenvolva. Mas, não deixe de tentar, o aprendizado futuro vem da dificuldade do presente causado por uma análise falha no passado.

O ser humano já pisou na lua, já construiu uma estação espacial e planeja ir para Marte, e você preocupado por não conseguir o resultado que sua empresa necessita. Ora, não se desespere! Você é capaz de superar isso, basta acreditar e colocar sua capacidade pessoal à prova da vida.

Enquanto não sentir o verdadeiro sabor do perigo as portas do sucesso pessoal não se abrirão. Arrisque, aposte, faça aquilo que ama de coração, e quando estiver no limite para desistir, quando não tiver mais opções, erga a cabeça e continue. Ness momento encontrará a solução  que mudará para sempre a sua vida.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.