As métricas do Marketing Digital

Em meu último post escrevi sobre as Métricas do Marketing, dessa vez vou falar especificamente sobre as Métricas do Marketing Digital.

O Marketing Digital cada vez mais ganha espaço entre as estratégias de divulgação de marcas, produtos e geração de relacionamento com o público alvo de cada empresa, uma vez que proporciona oportunidades infinitas de aumento de visibilidade e vendas em curto prazo e com baixo investimento.

Com isso, as mídias digitais e redes sociais chegaram para mudar a forma como as pessoas e empresas se relacionam assumindo maior relevância junto ao mundo corporativo, tanto no B2C quanto no B2B.

Como em todo o plano de Marketing, os resultados das campanhas e ações relacionadas ao Marketing Digital também devem ser mensurados.

Para avaliar resultados de forma precisa, o ideal é criar métricas que representem da melhor forma a performance de cada ação, a fim de indicar parâmetros de investimentos e justificar o ROI.

Primeiramente é preciso saber exatamente o que se pretende com o Marketing Digital e só depois disso construir métricas que acompanhem e demonstrem o alcance ou não dos seus objetivos.

Essas métricas devem abranger o resultado das ações de publicidade online, visibilidade em mídias próprias (site e blog), mídias espontâneas geradas por assessoria de imprensa e imagem da empresa e da marca.

Quando falamos em mensuração dos resultados das ações de Marketing Digital, muitos profissionais de marketing se limitam a medir apenas o número de fãs no Facebook, a quantidade de membros do blog, seguidores no Twitter, clicks nos anúncios do Google e gráficos de acesso ao site pelo Google Analytcs. Entretanto, as métricas do Marketing Digital envolvem mais que isso.

Nesse sentido, algumas ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, podem ajudar a gerar informações mais completas. Para ilustrar o assunto coloco abaixo alguns exemplos:

  • Facebook Insignts
  • Livebuzz
  • Twitter Counter
  • Klout
  • Topsy
  • Google Alers
  • Bradnwatch
  • Viral Heat
  • SocialBro
  • Social Mention
  • Radian6
  • Scup
  • SocialMetrix
  • Seekr
  • Alexa, entre outros.

Com o monitoramento adequado das mídias digitais, é possível obter informações e gerar métricas que indiquem a real performance e resultados exatos.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Idalmir Cardoso

    Priscila, gostei muito quando você disse que as métricas vão além de likes, seguidores, fãs, curtidas, retweets, etc. E realmente as métricas neste meio precisam ser mais voltadas ao ROI, mesmo tendo ciência da complexidade de mensuração. Em contrapartida, empresas também precisam compreender e entender que o resultado pode ser colhido na reputação da marca estimulada pelas mídias sociais, pelo relacionamento. Indivíduos que desenvolvem afinidade com marca são mais propensos a uma nova experiência de consumo.

    • Ótimo ponto Idalmir, mas fazendo um adendo, uma métrica bem feita pode demonstrar melhor os resultados aos clientes, prestar consultoria mais adequada sobre o plano de mídia e a alocação de gastos, e identificar claramente quais estratégias e execuções funcionam melhor para a marca; e os anunciantes, porque um quadro mais preciso do desempenho das suas campanhas lhes permite tomar decisões mais eficazes, além de calcular mais precisamente o retorno do investimento.

  2. Guilherme Minuzzi

    Oi Priscila.
    Muito bons seus posts sobre métricas. Cada vez mais somos cobrados para comprovar o retorno dos investimentos em marketing.
    Falando nisso, há algum site onde seja possível baixar planilhas de métricas para usarmos?
    Obrigado.