Inflação, déficit, dívida, desemprego… Senhoras e senhores: ¡estamos em crise! Esta palavra assola toda a Espanha, e não tem meios de comunicação que não façam menção a este termo a cada dia, e é que os espanhóis temos aprendido mais de economia em esses últimos anos do que em a nossa existência toda.
A crise está repercutindo em todos os setores do país e como não podia deixar de ser, o marketing também se vê envolvido nesta “catástrofe nacional”. Mas como o marketing se caracteriza por procurar sempre a oportunidade, por pequena que seja, tem achado uma janela para pegar ar e se chama “inovação”, nesse momento não tem mais cartas pra jogar que a criatividade e inovação, pois como indicava Philip Kotler em maio de 2012 “para crescer numa economia estancada tem que ser mais inovador, ir aonde esteja a atividade, na China, na Índia (…) O Marketing desempenha um papel nisso. É o momento de ser mais agressivos”.
A época de crise é tempo de procurar saídas e muitas delas são oferecidas pelas potencias emergentes, como os países do BRIC que brindam uma excelente oportunidade para a internacionalização empresarial, algo que está fomentando a saída de pequenos e grandes negócios fora das fronteiras espanholas.
Na Espanha,se aposta pelo empreendedorismo, e assim vem se demonstrando com os vários projetos empresariais que saem adiante a través de incubadoras de idéias, concursos, etc. que hoje estão de moda. Muitas universidades espanholas já estão trabalhando nisso e adotam seus estudantes que tenham maior conhecimento na hora de abordar planos de empresas que possam garantir uma saída para PMES ou start-ups.
O Ministério de Emprego já anunciou em setembro a criação de um plano de empreendedorismo e emprego para as pessoas jovens.
Mas além da inovação na criação de empregos, a Espanha tem apostado pelas estratégias em planos de Marketing Digital aproveitando o boom do “Social Media” e o menor custo que este implica. Muitas empresas tem optado por fazer estrategias baseadas nesta nova forma de marketing e que é barata e efetriva. A grande capacidade de viralização que tem tido muitas campanhas através do Social Media tem apresentado um ROI muito forte com o que as empresas tem gasto (que é um dinheiro relativamente baixo) e além disso, com a rápida análise dos resultados na Internet, tem se moldado nas petições e sugestões dos seus clientes/usuários, podendo assim, ter uma melhor aproximação.
Embora 64% das empresas que utiliza o Social Media, apenas 37% das empresas espanholas tem feito uma estratégia de conteúdo, ação que consegueram economizar ainda mais neste meio.
E a pergunta é: o que estão esperando?A cada dia os empresários exigem serviços mais baratos, uma boa opção ia ser otimizar as estratégias no Social Media.
Fontes:
http://economia.elpais.com/economia/2012/05/25/actualidad/1337965724_032946.html
http://www.puromarketing.com/42/14127/social-media-forma-parte-marketing-cada-empresas.html
Texto de Isabel Gareta – Associada do Núcleo Twitter | Zaragoza/ES
Priscila Stuani
Olá Isabel!
Parabéns por sua análise crítica e analítica da situação atual do seu país.
Tenho contato com outras pessoas da área de Marketing e negócios de Madrid e lá o movimento pela implantação do Empreendedorismo está muito forte, acredito que podemos trocar muitas experiências nesse sentido.
O cenário atual exige uma adaptação e é importante que todos estejam atentos às oportunidades e desafios que o mesmo requer, e isso será possível quando pessoas engajadas e com visão, como você, se unirem e fazerem a diferença.
A minha visão é um tanto romântica, admito, mas como diz um ditado brasileiro: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.
Abraços!!
Priscila
Flávia Rodrigues
Grande matéria Bel!
Com esta crise na Europa, investir em projetos empreendedores, inovadores, é uma excelente solução. No Brasil deviam fazer o mesmo nas regiões menos favorecidas.
Isabel Gareta
Muito obrigada pelos coments meninas! Quando tudo esto acabar será o momento de fazer análise e dar uma olhada para todas aquelas empresas que nasceram nessa época pessima e conseguiram triunfar! Uma coisa tá certa: a sociedade espanhola está se convertindo em empredeedora por obrigaçao, mas pode ser que de esta obrigaçao saia algo muito bom!
Beijos!