Olá, leitores. Sejam bem-vindos! Com o passar dos anos, o marketing evoluiu. Cada vez mais ele é baseado em métricas, apuração e análise dos dados. Mas para que essa análise tenha o efeito desejado pela alta diretoria da empresa, o gestor de marketing deve saber usar algumas ferramentas:
* Automação de marketing: Dão maior agilidade nos processos da empresa. Automatizar um procedimento manual traz benefícios de tempo e dedicação que nos dias de hoje são muito importantes para a empresa poder se destacar no mercado acirrado. A Hubspot possui ações de marketing, CRM e vendas; Rd Station é focada em marketing e vendas.
* Google Analytics: Monitoramento do tráfego de dados é o combustível de diversas ações de marketing de sucesso. Essa é a principal ferramenta para esse fim no mercado nos dias de hoje. Muito importante também no cálculo de ROI de publicidade, conversões, origem de tráfego, etc.
* Google Adwords: Busca orgânica com base no SEO. As publicidades são mais fáceis de mensurar e possuem resultados mais precisos.
* Google Alerts: Fundamental para sua estratégia de marketing.
* Social Ads: Os anúncios de publicidade em mídias sociais possuem suporte das próprias plataformas de anúncio. O gerente deve conhecer o funcionamento das campanhas e seus resultados aprofundados.
* MozBar: Extensão do navegador Chrome. Permite monitoramento em tempo real.
* Rapportive: Troca de e-mail muito mais eficaz com extensão do Chrome e FireFox.
* Canva: Permite a criação de diversos elementos gráficos de diversas categorias e para variados fins.
* Ubersuggest: Gerador automático de palavras-chave. Sugere centenas de opções de keywords de acordo com o termo que for solicitado.
Com essas ferramentas e conhecimento, com certeza o gerente de marketing será muito mais eficaz na criação de suas campanhas para a empresa, fazendo com que os resultados sejam melhores do que os anteriores. Assim, poderá medir e mensurar sua atuação no mercado frente aos concorrentes. Até o próximo post.