Como despertar a atenção do consumidor?

Grandes e pequenas empresas podem ganhar a atenção de consumidores e da mídia com ações inusitadas, mas bem planejadas.

semaphore

O dia primeiro de abril já passou e você reparou que muitas empresas aproveitaram a data para “lançar” produtos para diversão de seus consumidores e ganhar mídia espontânea? O Google começou com a brincadeira há alguns anos e várias empresas entraram na onda.

Neste ano, o Google fez duas brincadeiras:

  • Pac-Man no Google Maps – um dia antes do dia da mentira, o gigante das buscas liberou por um único dia, jogar em qualquer endereço o Pac-Man;
  • Elgoog odahlepse – foi feito um buscador espelhado o com.google

Outras empresas também entraram na onda.

A página oficial do filme Jogos Vorazes divulgou uma notícia sobre a troca das heroínas.

A Sony lançou o Playstation  Flow.

Essas e outras brincadeiras você pode ver aqui.

Aí, você pensa: Posso fazer isso só no dia 1º de abril? Sim ou não?

A ideia de criar produtos inusitados é uma “deixa” para o dia da mentira, mas você pode chamar atenção para sua empresa ao longo do ano, trazendo assim mídia espontânea e percepção da sua marca para outros possíveis clientes. Há algumas semanas, o Grupon colocou uma imagem em sua página no Facebook.

A imagem publicada tinha tudo para virar um meme, mas o  Grupon não colocou a imagem sem pensar na reação do seu público e já tinha uma equipe de plantão. Veja a história completa.

Veja o que, a LG fez para mostrar a qualidade ao usar televisão 4k:

Outros anúncios publicitários ganharam as mídias sociais, sites e blogs.

E se você acha que só grandes empresas podem fazer isso, engana-se!

Onde moro há uma pequena loja de roupas que sempre realiza ações para surpreender os clientes. Quando há promoção de calça jeans espalham retalhos de tecidos pela calçada. Se há desconto em todas as peças, nos manequins são pendurados cartazes coloridos.  Uma farmácia próxima também começou a fazer ações para atrair a atenção de seus clientes, montando uma tenda com cosméticos.

Todas as ações criadas pelas empresas acima são planejadas e estruturadas.  São pensadas passo a passo e feitas para chamar atenção dos consumidores que estão distraídos com as mídias sociais, passando de carro ou de ônibus, fazendo caminhada ou conversando pelo smartphone. São muitas distrações e você tem que aprender a conquistar o seu cliente.

Este é o meu primeiro artigo para o Implantando Marketing. Envie suas críticas, sugestões e comente!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Alessandra Alkmim

    Parabéns pelo artigo Rosalves!!! Veio com tudo! Muito bom, com referências interessantes e conteúdo inspirador! E q venham mais e mais! #sucesso