Atendimento on-line para empresas: como você quer ser visto?

Há alguns meses comecei a falar sobre atendimento, que é a base para a venda de qualquer serviço ou produto. Afinal, se não há clientes, não há compra nem venda e não há prestação de serviço. Seja para empresas ou para o consumidor final você deve atender bem! E hoje com a internet, você deve atender melhor ainda.

Mesmo quando o Orkut fazia sucesso no país e o YouTube engatinhava, as reclamações na web já faziam efeito, como escrevi no último artigo sobre o tema. Neste artigo começamos a falar das principais mídias. Google, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Whatsapp…. para ficar nas mídias mais usadas, todas tem espaço aberto para o contato com o cliente. Você pode divulgar seu produto ou serviço nas mídias, mas prepare-se para receber o contato dos clientes.

Começando pelo Whatsapp, há alguns meses foi criado a versão de negócios do serviço. Com a possibilidade de colocar informações sobre a empresa, horário de atendimento, ver estáticas, etc. Além de categorizar os clientes, poder deixar mensagens programadas, entre outros serviços. Aqui você tem acesso as informações da ferramenta.

O LinkedIn tem a página para empresas, a ‘company pages’. Onde podem ser divulgados (lembre-se de fazer o conteúdo de acordo com a característica da rede, não passe vergonha) os serviço ou produtos oferecidos. Divulgue as novidades da sua empresa, as vagas, entre outros. Saiba mais sobre as páginas do LinkedIn.

Lembre-se: Se vai criar uma página no LinkedIn, o Whatsapp Business é para atender o cliente e o mais prontamente e educadamente possível. Se ele fez o contato é meio caminho, para que ele adquira o que você oferece. Já que muitas vezes não é possível, ao dono do negócio ficar responsável pelas mídias, já que precisa fazer a gestão da empresa, o ideal é que contrate alguém que entenda. Ah! Isso é diferente tem quem use uma vez ou outra ou publica demais nas mídias. A Gestão destas mídias requer que a pessoa entenda de gestão de conteúdo, métricas, monitoramento, entre outras coisas. Quem estiver atendendo nestas plataformas, deve ter todas as respostas possíveis que podem ser feitas. Deve se ter cuidado nas respostas aos clientes espertinhos que gostam de fazer uma competição para ver quem dá mais desconto, brindes, etc., para adquirir o que precisa.

Isso já aconteceu no Twitter, mas fica para o próximo artigo…

Assim, todos os dois serviços são gratuitos. No LinkedIn existe a possibilidade de pagar por anúncios no LinkedIn. O Whatsapps Business é gratuito diferente do Whatsapp Business Api que será cobrado. Confira mais detalhes!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.