Atendimento – Onde está a simpatia dos vendedores?

Micros, pequenas empresas e MEI: a venda começa pela simpatia!

“Sorria você está sendo filmado”.

Em algumas lojas, escritórios, consultórios e até nas ruas vemos uma placa com a frase acima. Entramos até com um sorriso no rosto, mas o perdemos assim que entramos no estabelecimento pela falta de simpatia, da pessoa que nos recebe e isso foi comprovado em uma pesquisa.

Peraí! Você não ia falar de atendimento nas plataformas digitais, neste mês. Iria. Mas, uma pesquisa divulgada pela mídia novamente adiou um pouco os planos, mas continuamos focados em atendimento e vamos falar de plataformas digitais, em breve.

Na chamada das matérias, o título é praticamente o mesmo: “Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores”.

Em matéria do Portal TRI  observa-se que o brasileiro tem perdido o jeitinho de sorrir.  O país com fama de ter riso frouxo, hoje só tem vendedores mais sorridentes que o recatado Japão. Na pesquisa, que foi feita em vários países do mundo, 97% dos vendedores irlandeses estão rindo de bobeira quando chega cliente. No Brasil, só está na cara de 79% dos funcionários.”

O site do Correio 24 horas divulgou alerta feito pela coordenadora da pesquisa, Stella Susskind. “Esse resultado pode até parecer bom, já que apenas dois em cada dez clientes não ganham sorriso quando entram em locais para ser atendidos, mas é um alerta preocupante. “Isso é grave, se a gente multiplicar isso, quantos clientes entram numa loja por dia, é um número bastante preocupante”, contou em entrevista ao Jornal Nacional.

Apesar da pesquisa ter sido realizada em 2015 parece que nos últimos anos, o “riso frouxo” sumiu mais das pessoas. O bom atendimento, a simpatia tem ficado de lado e só vemos a preocupação com o lucro. Esquecemos que um cliente fidelizado volta e ainda indica seu serviço para várias pessoas com disse no outro artigo.

No próximo mês continuamos nossa jornada!

Até a próxima…

 

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário