Atendimento Publicitário e a gestão das contas

Ao longo da minha vida profissional, aprendi a diferença entre o Gestor de Contas e o Atendimento, e acreditem, não é uma questão de nomeação ou descrição do cargo. É uma questão de postura profissional.

O Atendimento por muito tempo foi classificado como “Contato”, pois fazia o trabalho de leva-e-trás, sem interpretar as informações ou se dá ao trabalho de ler e entender o que estava sendo pedido. Ainda hoje encontramos gente assim, mas como o mercado está cada dia mais exigente, esse pessoal está perdendo espaço.

Segundo Katia Viola*, “ser atendimento hoje é muito mais que trazer solicitações e levar projetos que envolvem uma conta publicitária… É ter a oportunidade de ser aquele que assume a linha de frente para coordenar todo o processo de comunicação, dentro e fora da agência”.

Uma evolução natural do papel do Atendimento é se tornar o Gestor da conta. Ou seja, ser mais do que o contato, ser a pessoa que realmente se responsabiliza pela conta, que se preocupa em oferecer sempre o melhor para o cliente.

Ser responsável pelo cliente, gerenciar suas campanhas, seus investimentos, desenvolver novos projetos, promover o crescimento do cliente, além de conhecer amplamente de comunicação, para participar da elaboração da campanha em todas as fases e defendê-la com conhecimento de causa, é uma postura profissional que todos os atendimentos deveriam ter.

É claro que o know how necessário para se chegar neste patamar só é conseguido com tempo de experiência, mas a postura do profissional deve ser independente do cargo, de se ser contratado como Gerente ou não.

Esta análise não deve ser considerada somente na área de Atendimento. Ela pode ser expandida para todo e qualquer profissional, principalmente da área de comunicação. É uma questão de escolha, onde você decide que tipo de profissional você quer ser, através do tamanho do seu esforço e da forma com que você lida com as informações disponíveis.

Você já tinha pensado nisso?

*Fonte: http://www.slideshare.net/violak/atendimento-publicitrio-1299112

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Priscila Stuani

    >Interessante Juliana,
    Mais importante ainda é quando o cliente reconhece uma pessoa como o gerente da sua conta.

  2. Ju Rezende

    >Quando o trabalho é bem feito, este reconhecimento é uma consequência. Mesmo que não claramente, mas o cliente sabe que pode confiar em você.