Atendimento Publicitário e o cenário digital: novos conhecimentos.

Estamos passando por uma fase de transição,onde várias profissões estão sendo criadas, outras desaparecendo e algumassendo modificadas. Entre elas está a função do Atendimento Publicitário.

O atual mercado está exigindo que este profissional tenha outros conhecimentos, agora mais técnicos, de outras áreascomo programação, publicidade online, redes sociais, métricas, etc. Isso nasagências de comunicação digital ou nas de comunicação convencional que jáperceberam a importância da comunicação online e já criaram núcleos internos.Porém, existe uma grande parcela que ainda ignora este cenário e se mantém fechado em seu formato anterior. Mas isso é uma discussão a parte.

O que proponho aqui é uma discussão sobre osconhecimentos necessários do atual profissional de Atendimento que se predispõea trabalhar com o cenário digital.

Conhecimentos de gerenciamento de projetos,de programação, de redes sociais, de monitoramento, de indicadores de métricas,de planejamento, de SEO, de SEM, de palavras-chaves, de mobile, de linkspatrocinados, de websites, de hotsites… Enfim, vários termos que até poucotempo não faziam parte do cotidiano do Atendimento, mas que agora se tornaramindispensáveis. Digo isso por experiência própria. Não saber do que tratam estes termos é chegar à frente do cliente sem ter feito o dever de casa. É bomfrisar aqui que não estou falando da execução de tudo isso, mas sim doconhecimento dos termos e da lógica de execução deles para que se possadialogar sobre isso com o cliente.

O grande desafio aqui é conhecer tudo isso sem perder a essência da profissão. Sem perder de vista que trabalhamos comcomunicação, com estratégias, com posicionamento e que, além de todos estestermos, temos que saber ainda de marketing de relacionamento, de marketingdireto, de marketing promocional, de relações públicas, de design, de criação,de produção gráfica, de produção multimídia, de mídia e de várias outrascoisas.

Particularmente, é por tudo isso que tenho grande prazer em trabalhar como Atendimento.

Para os que já estão no mercado, talvez essa mudança não seja tão difícil assim. A mudança será através da agregação denovos conceitos e ferramentas que surgiram no marketing digital à bagagemprofissional já existente (foi o meu caso).

Para os novos profissionais que chegarão,talvez seja um pouco mais trabalhoso, pois terão que buscar as referências dooffline para que possam entender as mudanças do mercado e se tornar umprofissional completo, uma vez que, mais do que nunca, teremos a comunicação deforma integrada.

Dê sua opinião sobre os desafios que você está encontrando diante desse novo cenário digital. Compartilhar experiência éa melhor forma de aprender.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Anonymous

    >Oi Juliana, gostei muito do seu texto.

    O Clayton, no post acima, falou justamente sobre a necessidade de se conhecer outras áreas.

    O assunto que ele citou serve de exemplo para o seu texto, ele comentou sobre as empresas que possuem o serviço de venda online e se preocupam apenas com a venda, se esquecendo de outros processos que são essenciais para a satisfação do cliente, como a entrega, por exemplo.

    Estudar e conhecer outros assuntos e áreas é fundamental, principalmente para quem trabalha com marketing e comunicação. Sem esse conhecimento nosso trabalho acaba ficando incompleto e pouco eficaz. Vc não concorda?

    Abraços,

    Vanessa Alkmim

  2. Ju Rezende

    >Concordo sim, Vanessa. Particularmente, acho que quanto mais conhecimento tivermos, melhor será o nosso trabalho.