Atendimento publicitário e os fundamentos do marketing IV

Já sabemos que o marketing tem como objetivo final a satisfação do cliente e o lucro da empresa. Mas para conseguir fazer o estudo do mercado e ter as definições adequadas é preciso avaliar e monitorar todas as situações que podem interferir nestas definições. Essas situações podem trazer benefícios e malefícios para o desenvolvimento da empresa e muitas delas podem ser controladas. Porém, algumas são realmente imprevisíveis.

Estou falando aqui do conceito de ambiente de marketing. Este ambiente é um conjunto de fatores internos e externos à empresa que influenciam a administração e interferem nos resultados e decisões da empresa. O ambiente de marketing pode ser subdividido em Microambiente e Macroambiente que, segundo Fernanda Alves, professora da Faculdade Estácio de Sá, podem ser definidos como:

– Microambiente de marketing: é o ambiente da própria organização, o gerador do produto e do serviço. É composto de elementos humanos e materiais que afetam sua capacidade de interação com o mercado alvo de forma eficaz.

* Estrutura administrativa, mercado consumidor, produtor e revendedor, canais de marketing, mercados concorrentes, fornecedores e intermediários, equipamentos e serviços pertinentes,
incluindo as esferas governamentais.

– Macroambiente de marketing: situado em uma esfera mais ampla, este ambiente é composto pelos fatores que influenciam as organizações que fazem parte do microambiente, definido enquanto ambiente demográfico, econômico, político, legal, ecológico, tecnológico e sociocultural.

http://www.fernandaalves.com.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=355

O estudo destes ambientes define e norteia as estratégias a serem utilizadas pela empresa para conseguir atingir seus objetivos de marketing.

Segundo o site Marketbiz (http://www.marketbiz.com.br/universidades/conhecendo/ambientemkt.htm) os profissionais de marketing das empresas são os maiores responsáveis pela identificação das mudanças significativas do ambiente. Apesar de não trabalharem sozinhos – pois diversos outros setores das empresas interferem e devem ser consultados na definição do planejamento – esses profissionais possuem métodos e aptidões especiais para coletar informações sobre o ambiente.

E é aqui que o profissional de Atendimento se encaixa. Pequenas empresas não possuem um departamento de marketing estruturado, ficando a cargo do dono da empresa tomar as decisões  necessárias. Porém, nem sempre esses executivos possuem preparação ou conhecimento para tal. A saída mais rápida, na maioria das vezes, é contratar uma agência de publicidade para fazer às vezes do marketing e o sucesso ou não desta parceria, depende fundamentalmente do profissional que está à frente deste relacionamento.

Portanto, ter conhecimento do mercado de atuação do cliente, conhecer os conceitos de comunicação e marketing e as técnicas de atendimento ao cliente já não é diferencial para o profissional e, sim, um pré-requisito.

Concorda? Comente e compartilhe sua experiência.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Ótimo texto, Juliana! Os assuntos estão claros e muito bem relacionados. Adorei, parabéns!