A campanha do cliente já foi para a rua e os checking estão chegando. Chegou a hora de analisar os resultados da campanha e preparar a apresentação para o cliente. De quem é a responsabilidade de fazê-la?
Esta é uma função que, quando é feita, costuma ficar a cargo do assistente de atendimento, que faz o levantamento das informações junto aos outros setores e monta numa apresentação.

Não que o assistente não tenha capacidade para fazer (pelo contrário, algumas apresentações ficam ótimas), mas não acho que este item tão importante fique sob a responsabilidade unicamente dele. A análise da campanha pode apontar o que deu certo, o que deu errado, o que pode ser melhorado da próxima vez e, acima de tudo, pode gerar oportunidades para as próximas campanhas.

A partir deste documento, informações relacionadas ao mercado do cliente podem ser obtidas, através da repercussão da campanha, do feedback gerando pelos clientes do cliente, ou, do monitoramento do site e das redes sociais.

O que poucos ainda sabem é a importância que este documento pode ter na relação cliente x agência e, principalmente, para manter a confiança do cliente na agência.Muitas agências não tem o costume de fazer esta apresentação, e quando o fazem, costumam enviar por email.

O que grande parte ainda não percebeu é que esta entrega pode ser muito mais importante para o cliente do que a apresentação inicial da campanha, pois ali está a confirmação se o dinheiro utilizado foi investimento ou custo.

Mais do que isso. É onde o cliente irá perceber o posicionamento da agência diante do seu negócio, podendo aumentar o sentimento de confiança ou começar a romper a relação.

A apresentação de resultados é o primeiro passo para o sucesso na apresentação da próxima campanha, uma vez que o cliente estará muito mais receptivo às ideias de uma agência que ser preocupa com seu negócio.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.