BANT: do que se trata essa terminologia?

Olá, amigos leitores! O assunto escolhido para o post de hoje diz respeito a BANT. Você sabe o que é? Tentarei descrever do que se trata essa terminologia usada no universo do marketing. Vamos lá!

BANT são critérios que foram criados por representantes de vendas para classificar seus clientes em potencial.

Budget = Orçamento

Authority = Autoridade

Need = Necessidade

Timeline = Linha do tempo

A sua origem vem da IBM, onde era usada para identificar a oportunidade através de uma abordagem padrão. De acordo com essa orientação, uma oportunidade é considerada válida quando o cliente reúne de três a quatro itens estabelecido pelo BANT SALES.

O gerente e o representante de vendas devem escolher o modelo adequado com maior retorno de BANT.

Orçamento
Determina se seu cliente pode pagar o que você esta vendendo. Qual o preço dos prospect? O modelo de adesão SaaS atrai orçamentos.

Autoridade
O prospect tem o poder de influenciar no processo decisivo? Seu cliente tem autoridade para decidir pela compra. Saiba que as empresas de hoje fazem suas compras em cima da decisão de uma única exclusiva pessoa.

Necessidade
Determinada pela existência de uma necessidade em cima do produto/serviço que esta sendo vendido. Qual é a real necessidade do cliente? Saber o que significa Precisar x Querer e Dever? O SaaS realmente atende essa necessidade ou é apenas mais uma ferramenta “boa de ter”.

Prazo
Qual é o prazo que o cliente levará para implementar uma solução? O SaaS traz uma definição diferente de prazo, com mensuração em dias e implementação em apenas um clique.

Regra do SaaS

1. Trata-se de prioridade não de orçamento.
2. A Autoridade é distribuída e não hierárquica.
3. Impacto x Necessidade.
4. Ocorrência crítica no Prazo.

Modernização do BANT
BANT é valido para o setor de vendas, mas podemos ver essa metodologia em uma ordem diferente:

N => Necessidade => Impacto nos negócios do cliente
T => Prazo => Objetivo do cliente.
B => Orçamento => Prioridade para o cliente.
A => Autoridade => Processo de decisão do cliente.

Dentro disso, essa técnica se apresenta como uma ferramenta poderosa quando empregada de maneira assertiva. Dando assim, uma visão do mercado e do cliente para a empresa poder gerir quais as melhores alternativas para aumentar as vendas.

Espero que tenham apreciado essa técnica e caso tenham colocado ela em prática, nos conte como foi a implementação, gestão e resultados alcançados. Ate o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.