Barbie Fashionista reforça a influência do novo perfil consumidor para o mercado

Empresa consolidada no mercado, acompanha o novo perfil do consumidor e cria uma coleção de bonecas que valoriza a diversidade humana.

“A linha Barbie Fashionista 2016 terá bonecas altas, baixas e curvilíneas com diferentes tons de pele cor de olhos e estilo do cabelo”.

“Beleza sem padrão: O respeito à diversidade chegou ao mundo dos brinquedos”. Quando li esta divulgação publicada no JORNAL HOJE EM DIA, no dia 29 de janeiro não tive dúvida que era um tema interessante para levar-nos a uma boa reflexão. Mas, afinal o que o profissional de marketing tem a ver com isso?

Veja bem! A clássica Barbie foi lançada em 1959, ou seja, 57 anos de mercado e nesse período os administradores sempre buscaram propor para os consumidores novidades na boneca. Deixando-as sempre nos mesmos formatos, porém criando vários look com temas de acordo o perfil do público.

Mesmo assim, segundo artigo publicado no Globo.com “a mudança anunciada ocorreu após dois anos de queda das vendas da Barbie no mundo todo, com as meninas cada vez mais buscando outras bonecas, brinquedos eletrônicos e tablets.”

Claro que o perfil do consumidor mudou. Estamos em um outro tempo. Afinal, vivenciamos um período em que milhares de informações estão disponíveis e são questionadas pela nova geração de consumidores, que na maioria das vezes é o forte influenciador na decisão de compra de seus pais.

Um bom exemplo disso é uma pequena criança, de 12 anos, cantora de Hip Hop, que vem revolucionando a forma de pensar de muitas crianças e pessoas da comunidade brasileira, a MC Soffia. Dentre suas músicas a que mais se encaixa no tema em questão é a letra de “Menina Pretinha”, no qual cita a boneca Barbie como legal e reivindica a boneca de preferência.

“Menina pretinha exótica não é linda.Você não é bonitinha. Você é uma rainha.Devolva minhas bonecas quero brincar com elas minhas bonecas pretas o que fizeram com elas? Vou me divertir enquanto sou pequena barbie e legal, mas eu prefiro a makena africana, como história de grio sou negra, e tenho orgulho da minha cor.”

Acredito que qualquer profissional do segmento de marketing perceba o feeling da Mattel na busca constante por propor novidades. Julgo que foi essa visão estratégia de marketing que fez os administradores sentirem que era o momento de inovar, porém de forma mais radical e estratégica.

Por isso, toda empresa que almeja manter-se no mercado deve desenvolver estratégias para todos os níveis de estágios do seu produto, o ciclo de vida, ao longo dos anos. Com certeza isso aumentará as chances de se manter no mercado.

O mais importante foi que a empresa Mattel teve uma visão estratégica do que está acontecendo na mente do consumidor e não hesitou em arriscar em novos formatos da apresentação do seu produto.

O artigo não tem o intuito de detalhar didaticamente a estratégia de marketing, mas sim, provocar uma reflexão sobre a importância de se preparar preparação e acompanhar permanentemente o mercado em que se atua. Essa é uma regra a ser seguida por todas as empresas.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.