Muito mais que um estado e uma cidade conhecida pelo seu “jeitinho mineiro de ser”, a cidade é conhecida nacional e internacionalmente como a capital de grande potencial cultural, tendo atrativos excelentes na realização de grandes negócios. Assim se apresenta a cidade de Belo Horizonte, ou BH como é comumente falada e mais difundida em todo o território brasileiro. Abriga em suas “raízes”, uma grande parcela de profissionais e empresas do setor publicitário, empresas de publicidade e marketing, que são responsáveis por movimentar grande parte do setor, aumentando a credibilidade e visibilidade do segmento.
Diante desse cenário, a cidade abriga muitos profissionais da área de marketing, fazendo com que o setor tenha um investimento grande em prêmios e concursos voltados para a valorização na formação dos profissionais do setor.
Dentre as inúmeras iniciativas, podemos destacar: Prêmio Unimed de Marketing “Dr. Nilo Marciano de Oliveira”; Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário e Prêmio Octo.
O Prêmio Unimed de Marketing “Dr. Nilo Marciano de Oliveira”, é uma iniciativa da Unimed, setor privado, que premia os cooperados da empresa, fortalecendo a visão estratégica da comunicação (Prêmio de Comunicação) e a valorização das ações de marketing das cooperativas do Sistema Unimed (Prêmio de Marketing). Através dessas iniciativas, o foco é a valorização dos colaboradores e um melhor aproveitamento da criatividade de cada um para a melhoria contínua da empresa. O prêmio foi inspirado no consagrado Prêmio da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que acompanha tendências de mercado e nesse ano de 2014, abre duas novas categorias: TV Corporativa e Mural Digital.
Outro evento realizado é o Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário, que visa a premiação do setor de jornalismo dividido em categorias:
• Jornalismo Impresso;
• Jornalismo Multimídia;
• Radiojornalismo;
• Videojornalismo;
• Fotojornalismo.
A iniciativa tem como objetivo “garimpar” e reconhecer novos talentos e incentivar futuros jornalistas. Ocorre desde 2005, sendo que neste ano de 2014, contou com a participação de 14 países da América Latina, dentre eles podemos citar: Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela. São países que a empresa atua no eixo da América Latina, sendo que, no território brasileiro, teve início no ano de 2012.
No Prêmio Octo, o objetivo é a promoção de projetos que fazem a diferença para o negócio do cliente, ou seja, é a premiação das melhores estratégias que usam e abusam da inteligência, em sua forma mais simples ou sofisticada, em prol do resultado. É dividido nas seguintes categorias:
• Prêmio Octo: abrange Indústria, Comércio, Serviços, ONGs (Organização Não-Governamental) / Instituições Desportivas, Micro e Pequenas Empresas (se enquadram nessa categoria de Micro e Pequenas Empresas, todas as empresas que se enquadram na lei geral de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal). A realização é da Minas Marca e conta com diversos parceiros.
• Prêmio Optimum: Premiação do case que atingir a melhor pontuação entre todos os ganhadores, nas categorias: Indústria, Comércio e Serviço.
• Prêmio Octo Popularis: Concedido ao case com maior votação entre todas as categorias. Aberta a participação do público, é realizada no hotsite do Prêmio, em data informada previamente. Nesta premiação participam todas as categorias.
Através das iniciativas, o que pode ser observada é a procura por qualificação profissional aliada a valorização do mesmo. Dessa forma, os profissionais são estimulados a produzirem suas campanhas visando sempre novas ideias, criatividade, novas tecnologias e tendências.
Toda essa “preocupação”, ou melhor, dizendo, engajamento com a criação da melhor campanha publicitária, gera grande impacto na sociedade, atraindo cada vez mais profissionais de qualidade e comprometidos para a criação de peças publicitárias, sempre aliando as novas tecnologias para o desenvolvimento dela.
Com a realização dos prêmios da área, o que se busca é essa valorização e impulsionamento do setor no mercado, com novas ideias e novos profissionais, valorizando o “jeitinho mineiro” de desenvolver campanhas publicitárias.