Não tem como não pensarmos em uma relação mais saudável e inteligente para uma empresa, do que a integração entre sistemas de BI e sistemas GIS.
Só para relembrar:
– BI (Business Intelligence) é um processo composto por coleta e organização de dados operacionais e dados do cliente, que orienta a visão estratégica da empresa. Ajuda a criar indicadores, modelos matemáticos, relatórios e gráficos.
– GIS (Geographic Information System) é um sistema que contém informações geográficas e permite construir mapas para representação espacial de dados tabulares, gerados, por exemplo, num processo de BI.
Combinar a análise de dados com a dimensão geográfica enriquece a análise e expande a dimensão estratégica a outros focos além do administrativo/ gerencial.
Mais de 80% dos dados coletados em Inteligência de Mercado trazem consigo informações de ordem espacial, por exemplo: Onde mora, Onde trabalha, Onde estava antes de vir a nossa loja? Porque escolheu este estabelecimento, Seu pedido chegou no tempo esperado, e etc…
Aliar informações estratégicas de seu BI ao GIS permite que você enriqueça a sua análise de mercado, ajudando a identificar regiões homogêneas, a entender a movimentação do mercado consumidor, antecipar crises e muito mais.
Ou seja, o mapa agrega a análise explicações que apenas com os resultados tabulares não seria possível identificar.
Enfim, o Geomarketing Inteligente é aquele que integra perfeitamente os dados mais relevantes do seu BI a um mapa e cria uma visão estratégica bem direcionada, seja ela para aumentar seus lucros com análises mais expansionistas, seja ela para diminuir seus custos com análises mais operacionais.