Big Data e Análise de Dados: Oportunidade para Micro e Pequenas empresas

Nos últimos anos, costumo dizer em sala de aula, depois de conhecer as ideias e obras do matemático Clive Humby que a informação é o petróleo do século XXI.

Confesso ser uma frase adaptada e aumentada, pois o matemático em questão, diz que “Os dados são o novo petróleo”.

Independente de qualquer frase, o que importa, é que somos testemunhas de uma nova era. Os dados e as informações estão ao alcance de todos, e profissionais gabaritados acabam por preferir fundar suas próprias startups do que continuar trabalhando para as grandes empresas do setor.

Num mercado que promete crescer cerca de 11% ao ano na próxima década, e que já fatura US$ 103 bilhões, e que na maioria dos casos utiliza linguagens de código aberto em suas análises, a disseminação de pequenas empresas e a criação de um mercado pulverizado acontece constantemente.

Por que isso acontece?

Basta pensar: os custos de análise de dados caíram nos últimos anos, bem como, as grandes empresas possuem vários níveis hierárquicos e estruturas burocráticas, que dificultam o acesso e atendimento das grandes empresas, principalmente ao crescente e promissor mercado das pequenas empresas. E é por isso que pequenas empresas de análise de dados podem fazer frente às grandes empresas.

A grande vantagem de startups e/ou pequenas empresas de análise de dados, está na possibilidade de desenvolver serviços e análises personalizadas para as pequenas empresas, que de tão pequenas necessitam de análises extremamente específicas. Sem falar também em grandes empresas que acabam por utilizar os serviços de tais startups, que conseguem entregar análises precisas, a custos menores do que as empresas de TI consideradas “medalhões”.

Leciono em um curso cujo mote principal é a disseminação do empreendedorismo (Gestão de Negócios e Inovação – Fatec Sebrae – SP), bem como nos cursos de Marketing, Gestão Comercial e Recursos Humanos da UNICID em SP, e é impressionante o crescimento da curiosidade dos alunos sobre esse tema específico. Porém com uma grande diferença: ao invés de buscarem trabalhar em empresas do setor, estão se informando para, quem sabe, desenvolverem e fundarem suas próprias empresas.

No começo, são somente ideias… mas todas as ações inovadoras, em algum momento soram somente ideias…

Adorável mundo novo!

Até a próxima Folks! Slainté Mhath!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.