Bluetooth Marketing: Como desenvolver esta técnica?

Mesma tecnologia empregada em aparelhos eletrônicos para se comunicarem.

Olá, leitores e leitoras do nosso blog! Hoje discorrerei sobre um tema interessante: o chamado Bluetooth Marketing. Isso mesmo, você deve estar pensando: mas Bluetooth é coisa de celular, como empregar essa tecnologia no marketing. Simples. Vejamos!

O funcionamento do Bluetooth é por aproximação de dois ou mais aparelhos celulares ou ainda de um aparelho celular para outro dispositivo, ou de um dispositivo como notebook e impressora, assim por diante. Seja qual for a forma que esteja sendo feita, essa conexão Bluetooth nada mais é, numa linguagem simples de entender, uma forma de marketing que utiliza a proximidade de um dispositivo para enviar uma mensagem publicitária.

Bluetooth Marketing pode ser descrito também como um termo usado para denominar qualquer iniciativa que utilize a tecnologia Bluetooth como canal de comunicação e marketing, possibilitando a transmissão de conteúdos (imagens, vídeos, musica e aplicativos) sem custo para o usuário.

O computador por meio de um software de ferramenta de gerenciamento de campanha e um hardware Bluetooth para transmissão publica para dispositivos moveis que suportam essa tecnologia, mídias digitais. O software é capaz de identificar pessoas que estão num raio de alcance com o Bluetooth ativado no aparelho celular. Uma vez conectado envia um pedido de autorização de envio de uma mensagem. Depois de autorizado, o software envia dentro das politicas de envio de mensagens previamente feitas pela administradora da campanha.

Esse tipo de marketing requer uma conduta de boas praticas para que não seja mais uma empresa a mandar ofertas desnecessárias ao cliente. O cliente deve receber conteúdos diversos totalmente gratuitos, devido ao serviço de Bluetooth não passar por nenhuma operadora de telefonia.

Boas práticas no Bluetooth Marketing

* Mensagem a ser enviada.

Confirmação de celular: quando um celular identifica outro com essa tecnologia ativa, recomenda-se que apareça o nome com ate 20 caracteres (colocando nome do celular que envia a mensagem). O nome deve conter se possível, apenas uma palavra, porque muitas palavras podem ser cortadas no momento de recebimento do usuário final. Recomenda-se produzir material como banner com ate 20kb, seguindo o formato jpg.

* O que não enviar.

2/3 das pessoas acham o celular muito pessoal. Videoclipes de lojas que estão próximas ao usuário, anúncios promocionais ou nao quando o usuário liga o celular. Anúncios e propagandas narradas por celebridades.

* Estratégia de envio e recebimento.

Alguns aparelhos perguntam se deseja receber o arquivo e outros não. A melhor opção é aquele que não pergunta se deseja receber. Alguns celulares quando recebem o arquivo, o gravam num diretório padrão do celular. Alguns celulares não aceitam o recebimento de arquivos, mas todos os celulares mostram o nome de quem esta enviando a mensagem.

Assim, a melhor forma de fazer esse tipo de marketing é estar ligado ao que o cliente deseja na hora que ele aceita receber informações sobre determinado produto ou serviço oferecido. Sempre tenha em mente que o cliente é quem manda. Assim se ele não gostar de determinada atitude de sua empresa, com certeza ele falara a muitas essas sobre a situação, ao passo que se for bem sucedido na promoção do marketing nesse tipo de dispositivo, ele recomendará aos amigos sua experiência valorosa com a empresa.

Tenha em mente sempre a possibilidade de se colocar no lugar do cliente, quando isso for possível, e veja se esta sendo tratado da maneira como você gostaria de ser tratado.

Fica em aberto para sugestões e ações realizadas nessa forma de marketing para que possamos ter uma troca de experiência, seja ela positiva e ou negativa, pois sempre tiramos uma lição das ações que fazemos para nossa empresa. Ate o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.