Brainstorming reverso: Uma abordagem diferente para resolver problemas

Nos últimos meses, tenho me dedicado a estudar sobre as diferentes formas e abordagens que o brainstorming oferece.

Hoje quero falar um pouco sobre o Brainstorming Reverso, que também contribui para resolução de problemas através da combinação de técnicas de brainstorming e de reversão. Ao combiná-los, você poderá extrair ideias ainda mais criativas.

Para usar esta técnica, você começa com uma das duas perguntas “reverso”:

Em vez de perguntar: “Como faço para resolver ou evitar esse problema?, prefira: “O que fazer para que o problema aconteça?” ou substitua o “Como faço para obter esses resultados?” por:  “Como eu poderia conseguir o efeito oposto?”

Brainstorming reverso

Como usar a ferramenta

A sua primeira missão é conseguir identificar claramente o problema ou desafio e anotá-lo.

Em seguida, inicie o processo perguntando: “Quais são os principais fatores que fazem com que esse tal problema aconteça?” 

A ideia é permitir que os debates estimulem as pessoas a terem ideias, a pensarem livremente. Nessa fase, não rejeite nada! Depois de ter vários insigths  para resolver o problema inverso, reverta isso em idéias de solução para o problema original ou desafio.

Dica:

O brainstorming reverso é uma boa técnica para ser usada quando é difícil identificar soluções para o problema diretamente. Por exemplo: Adriana é gerente de um posto de saúde e ela tem a tarefa de melhorar a satisfação dos pacientes da unidade. Como houve diversas tentativas de melhoria, mas sem sucesso, os membros da equipe se tornaram bastante céticos em relação a discutir esse assunto em outra reunião. A equipe está sobrecarregada, os membros já estão “tentando fazer o melhor” e não há interesse em “perder tempo” falando sobre isso (de novo). Então, ela decide usar algumas técnicas de resolução de problemas criativos que aprendeu. Ela espera pelo momento no qual consegue reunir a equipe mais interessante e as envolve de uma maneira diferente. Talvez, este processo de Brainstorming Reverso irá revelar algo a mais do que as habituais “boas ideias”. Para se preparar para a reunião da equipe, Adriana pensa com cuidado sobre o problema e anota o enunciado do problema: “Como podemos melhorar a satisfação do paciente?” Em seguida, ela inverte declaração do problema: “Como podemos tornar os pacientes mais insatisfeitos?” Ela já começa a ver como o novo ângulo poderia revelar alguns resultados surpreendentes. Na reunião de equipe, todo mundo se envolve em uma sessão de brainstorming inverso agradável e produtiva. Os participantes da sessão de Brainstorming Reverso usam a sua experiência de trabalho com os pacientes, como também a sua experiência pessoal de ser pacientes e clientes de outras empresas. Adriana tem a missão de ajudar as pessoas a terem ideias livremente, garantindo que elas não julguem nada nem ninguém. Algumas sugestões que surgiram durante a sessão:

  • Dupla marcação de consultas.
  • Remover as cadeiras da sala de espera.
  • Colocar os pacientes no telefone em espera (e esquecê-los).
  • Discutir os problemas do paciente em público.

Quando a sessão de brainstorming terminar, a equipe tem uma longa lista de soluções “Reversas”. O Brainstorming Reverso é uma boa técnica para resolução criativa de problemas, e pode levar a soluções robustas.

Certifique-se de seguir as regras básicas do brainstorming para explorar possíveis soluções para o problema.

Se você quiser conhecer mais dicas sobre Brainstorming, recomendo a leitura do meu artigo 7 maneiras de gerar ideias mais criativas.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Pri, parabéns pelo post, gostei muito. Pois não conhecia essa técnica. Realmente pensando de forma ao contrário, podemos ter várias ideias para resolução de problemas.

  2. Olá José!

    Obrigada pela visita :D

    Pois é, existem várias técnicas de organizar as ideias e isso facilita muito quandoi buscamos soluções para problemas comuns!

    Estou adorando pesquisar a respeito e testar essas técnicas!!

    Um abraço!

    Pri