Quem nunca ouviu falar de Business Intelligence? Nos dias de hoje essa nomenclatura esta sendo disseminada em todas as fases do negócio. Business Intelligence (BI) é uma das tendência de mercado que mais cresce.

Ter o chamado feeling para seu negocio é algo essencial para manter ele sempre no caminho certo, mas depender apenas desse fator é algo perigoso. Os dados são outro fator a ser observado para que a tomada de decisões possa ser feita de maneira mais assertiva e inteligente.
Devido a concorrência cada vez maior no mundo dos negócios, os profissionais de marketing precisam saber interpretar melhor as métricas para elaborarem ações eficazes. Uma ferramenta atual que pode ajudar nesse tipo de questão é o BI, porque ajuda os profissionais a entenderem melhor o que é essa análise de negócio.

Uma forma de demonstrar essa eficiência de BI no marketing pode ser observado pela coleta correta de dados, que justificam qualquer tomada de decisão, tendo embasamento prático do que pode ser melhorado, por ser uma medida on time.
Quando se olha para o negócio e sabe o que está dando certo e o que não está, facilita a tomada de decisão para a melhoria do setor que sofre de alguma deficiência e isso contribui para que se atinja o patamar do restante da empresa.
Mas os dados puro e simples não ajudam na tomada de decisão. Eles devem ser coletados de maneira assertiva para a resolução de um problema específico, devem ser trabalhados, transformados e interpretados para nortear os próximos passos da empresa.
Sendo assim, os dados deixam de ser apenas um gasto de tempo arquivado e precisam ser investigados, gerados insights que melhoram os processos e o retorno do investimento, mais conhecido por ROI.
Além de saber a importância dos dados e sua manipulação, devemos nos atentar ao que o BI pode fazer para o negócio. Ou seja, qual o meio usado no negócio para atingir a inteligência competitiva, que vem aumentando no mundo dos negócios?
Essa inteligência competitiva trata-se de processo informacional, para a melhor tomada de decisões possível, estrategicamente e operacionalmente para o negócio.
Reduz os riscos e induz a maior probabilidade de alcançar o sucesso desejado. Assim o BI é o sistema operacional de tecnologia de informação que faz uso de dados para permitir a melhor tomada de decisão.
A coleta abrange os sistemas internos e externos que permite a implementação e o aperfeiçoamento das técnicas de benchmarketing.
Com a definição das métricas, dos KPI´s e histórico das atividades, facilita configurar mensurações personalizadas que vão das métricas usuais e garantem indicadores conhecidos, com relatórios feitos em separado e sem cálculos integrados automaticamente.
Os benefícios do BI para o marketing pode ser visto por:
• Acompanhar os clientes em tempo real no funil de vendas.
• Saber qual a reação dos consumidores frente aos seus esforços.
• Rendimento das suas campanhas de marketing e seu desempenho numa visão global.
• Identifica padrões de comportamento.
• Mostra os clientes mais rentáveis.
• Facilita no manuseio do seu budget, para um ROI mais previsível.

O BI é uma forma de reduzir o seu tempo em mensuração e análise, não dependendo apenas de relatórios mensais, trimestrais, semestrais. Ele pode sr medido de forma online e assim ajudar na melhor decisão no momento para o negocio.

As formas de usar BI no marketing:

• Dashboards e visualizações.
• Análise prescritivas e preditivas.
• Comunicação integrada.
• Conhecimento dos clientes e de seus desejos reais.

Assim, o BI se apresenta como uma nova forma de se fazer marketing no negócio, levando em consideração questões que acontecem em tempo real, para nortear a melhor escolha da estratégia.
Esse assunto é um assunto que demanda muito mais estudos, mas está sendo muito difundida no meio de marketing e de inteligência para negócios. Porque mais do que saber seus passado, medir seu presente, as empresas precisam ter em mãos ferramentas capazes de mensurar seu futuro de maneira mais assertiva quanto possível, o que é alcançado com essa metodologia de BI.
Espero que tenham gostado, fica aberto para discussões, pois o tema é de grande relevância para o negócio e a tomada de decisão, englobando assim, o setor de marketing da empresa. Até o poximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.