O Business Model Canvas (BMC) ou Painel de Modelo de Negócios, vem ganhando destaque pelo sucesso de muitas startups. Através do estudo dos nove elementos fundamentais, o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços pode ficar mais atraente e definido.
Essa ferramenta, proposta por Alex Osterwalder potencializa a criação, entrega e captura de valor.
Os nove elementos do BMC são:
1- Customers Segments;
2- Value Proposition;
3- Channels;
4- Customers Relationships;
5- Revenue Stream;
6- Costs Structure;
7- Key Activities;
8- Key Resources;
9- Key Partners;
Nesse primeiro texto, tratarei dos três primeiros:
Customers Segments (Segmentos de clientes)
De forma simples, é o mapeamento do público-alvo para qual é destinado o produto/serviço. Muito do que será feito nas próximas etapas é baseado nos dois primeiros quadros.
Value Proposition (Proposta de Valor)
Quais os produtos oferecidos pelo negócio? Aqui é onde se tem uma visão geral das propostas que atendam a determinadas necessidades dos clientes e de alguma maneira representam valor para eles.
Channels (Canais de Distribuição)
Fazem parte desse quadro estratégias de marketing, distribuição, enfim, os meios pelo qual o projeto fornece algo aos clientes. Como dito anteriormente, para traçar esses canais, é necessário entender mais sobre os clientes e propostas de valor.
No próximo texto, explicarei os itens 4,5 e 6. Enquanto isso, você pode explorar um pouco mais o BMC, fazendo o download do aplicativo p/ iPad lançado pelo SEBRAE, o SEBRAE Canvas. Ou se preferir, uma versão híbrida, que pode ser visualizada tanto no iPad, quando no desktop: Business Model Toolbox.
Até a próxima!
@AndreVarga
Excelente ponto, ARTHUR.
O BMC é ferramenta fundamental para qualquer Empreendimento.
Forte abraço. :)