Business Model Canvas – Por onde começar meu projeto? PARTE 1

O Business Model Canvas (BMC) ou Painel de Modelo de Negócios, vem ganhando destaque pelo sucesso de muitas startups. Através do estudo dos nove elementos fundamentais, o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços pode ficar mais atraente e definido.

Essa ferramenta, proposta por Alex Osterwalder potencializa a criação, entrega e captura de valor.

Os nove elementos do BMC são:

1- Customers Segments;

2- Value Proposition;

3- Channels;

4- Customers Relationships;

5- Revenue Stream;

6- Costs Structure;

7- Key Activities;

8- Key Resources;

9- Key Partners;

Nesse primeiro texto, tratarei dos três primeiros: 

Customers Segments (Segmentos de clientes)

De forma simples, é o mapeamento do público-alvo para qual é destinado o produto/serviço. Muito do que será feito nas próximas etapas é baseado nos dois primeiros quadros. 

Value Proposition (Proposta de Valor)

Quais os produtos oferecidos pelo negócio? Aqui é onde se tem uma visão geral das propostas que atendam a determinadas necessidades dos clientes e de alguma maneira representam valor para eles. 

Channels (Canais de Distribuição)

Fazem parte desse quadro estratégias de marketing, distribuição, enfim, os meios pelo qual o projeto fornece algo aos clientes. Como dito anteriormente, para traçar esses canais, é necessário entender mais sobre os clientes e propostas de valor. 

No próximo texto, explicarei os itens 4,5 e 6. Enquanto isso, você pode explorar um pouco mais o BMC, fazendo o download do aplicativo p/ iPad lançado pelo SEBRAE, o SEBRAE Canvas. Ou se preferir, uma versão híbrida, que pode ser visualizada tanto no iPad, quando no desktop: Business Model Toolbox. 

Até a próxima!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Excelente ponto, ARTHUR.
    O BMC é ferramenta fundamental para qualquer Empreendimento.

    Forte abraço. :)