Calendário Promocional de Trade Marketing

Para anunciar o investimento anual para ações de marketing e prestar contas das ações realizadas no período anterior, os departamentos de marketing, comercial e trade (e mais departamentos, dependendo do porte e o que for apresentado pela empresa segundo o roteiro estratégico), reúnem-se em convenções nacionais, regionais ou reuniões comerciais para apresentar as campanhas globais da empresa, com objetivo de sell in e sell out.

O departamento de Marketing, lá em setembro do período anterior, já começa a desenvolver a linha estratégica para o ano seguinte e assim, alinhado ao orçamento, desenvolve o calendário promocional, tanto para marketing, como para trade marketing.

As ações globais determinadas pelo marketing – como campanhas voltadas ao consumidor final, campanha de incentivo de vendas, plano de mídia, materiais de POP, eventos a clientes key account, feiras e ações sociais –, estão alinhadas às ações de trade marketing, voltadas para o sell dos produtos nos clientes.

Então, temos no calendário, datas específicas para cada segmento e empresa, além das datas comemorativas para o varejo, digo, além do Natal, réveillon, carnaval, páscoa, dias das mães, dia dos namorados, festa junina, férias escolares, dia dos pais, dias das crianças e feriados santos, cada empresa possui datas específicas que devem ser convertidas em vendas.

Como exemplo, temos para empresas do ramo da construção civil, o dia do pintor, do eletricista e pedreiro; na área de higiene oral e pessoal/farma, temos o dia do médico, dentista, nutricionista; e no canal de distribuição e de prestação de serviços, temos feiras de apresentação de produtos, lançamentos e promoções voltadas para o giro dos produtos.

Como o trade tem como objetivo focar no sell out do cliente para retirada de novos pedidos da indústria, o departamento desenvolve ações específicas para cada grupo de clientes, tendo foco no ponto de venda.

No próximo post falarei sobre gestão de orçamento de trade marketing. Comente, a sua participação é muito importante para nós do projeto Implantando Marketing!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comments

  1. Oi Heron!!!

    Muito bom e explicativo o seu texto.

    Ontem mesmo me lembrei de você, vi minhas matérias na faculdade e vou ter Trade Marketing!!!!!!
    Não vejo a hora de começar rs… e terminar logo essa longa jornada de 4 anos! :)

    Legal que no próximo post você vai falar sobre budget! Essa parte é super delicada, né? Afinal os investidores e sócios querem mais é o resultado e cabe a nós saber e conseguir aplicar da melhor forma o dinheiro!!

    Abraços!

    • Olá Priscila!

      Que bom que gostou do post! E que bacana que terá esta cadeira na faculdade…na minha época não se falava em trade marketing como estamos começando a ver agora.

      E realmente falar sobre budget é delicado, ainda mais em empresas onde os investimentos são capitados por parceiros. Mas falarei de modo bastante teórico e simplificado.

      Abraço!

  2. Bruna

    Olá Heron!

    Adorei sua abordagem. Realmente, as empresas podem “pegar uma carona” em datas comemorativas que já existem para alavancar as vendas. Seguindo essa linha, fica até mais fácil elaborar o planejamento anual de MKT.

    Super legal!
    Abraços!

    • Olá Bruna!

      É isto mesmo! Toda empresa voltada à venda de algum produto ao varejo precisa seguir esta linha de raciocínio para apostar nas vendas.

      Porém, muitas empresas possuem produtos bastante específicos e a demanda é sazonal, o que as impede de atuar com um calendário “tradicional”. Mas além de vendermos produtos, estreitamos relacionamentos com nossos clientes, parceiros e afins, então o departamento de marketing precisa elaborar um calendário de marketing – e trade marketing – focando seus públicos, datas comerciais e os resultados.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

  3. ‘Sell-out, sell-out, sell-out….’ o Sell-out é o motor do negócio!
    $uce$$o e abraços a todos! :)

    • Isto mesmo André!

      O tão comentado sell out na veia!

      Abração!

  4. Datas comemorativas ajudam a alavancar as vendas. Mas entender quem é o público do seu negócio cria novas possibilidades de promoções bem focadas.

    • Concordo contigo Janaina. É por isto que o departamento precisa entender que até o produto chegar às gôndolas, passou por um ou dois públicos.

      É muito bacana atuar em um departamento onde se cria estratégias para a alavancagem de vendas.

      Abraço e obrigado por seu comentário!

  5. Victor Carvalho

    Exatamente como Janaina disse, o desafio está em entender o público. Vou além: entender o potencial de venda da praça onde vamos atuar, para assim definir o orçamento para a ação.