O carnaval brasileiro, com certeza está entra os maiores eventos do mundo.
Seja com os Trios elétricos da Bahianos blocos e as escolas de samba do Rio de Janeiro, o Galo da Madrugada em Pernambuco ou a folia nas cidades do interior, turistas, celebridades, dinheiro, músicas estourando e bandas se destacando não faltam. E claro, dão um charme a mais a essa grande festa.
E mais do que nunca, esse ano, o Carnaval mostrou todo o poder do mobile. A Apple, em sua loja de aplicativos, além de destacar uma sessão para o carnaval, disponibilizou gratuitamente uma playlist especial voltada para a folia. O Google colocou um doodle de Carnaval, e no Google Play colocou em destaque um “Kit Carnaval”, com apps, livros e filmes. Entre hashtags e aplicativos, uma explosão de informações ajudaram os foliões a encontrar seus blocos, como o aplicativo Onde Está meu Trio?, ou se quiser saber o horário dos desfiles tem o aplicativo Carnaval 2013 O Globo e Globeleza, já para saber qual bloco está mais “bombado” tem o aplicativo Folião e dá até saber se alguma pessoa perto de você te beijaria no aplicativo Carnaval Band Folia
E o que falar das hashtags? Até a edição final desse artigo, no Instagram, a hashtag #Carnaval tinha mais de 736 mil fotos, #Carnaval2013 mais de 100 mil fotos, #CarnavaldeSalvador mais de 4.200, #GalodaMadrugada2013 mais de 4.000 e #Sapucaí mais de 2.500, fora as milhares de hashtags de blocos, camarotes e de ações especiais como a #imaginaafesta da Brahma.
E no Twitter, várias escolas de samba, como Portela, Estação Primeira de Mangueira, Beija-flor e Unidos da Tijuca estiveram entre os Trend Topics.
Com as pessoas cada dia mais conectadas, as ações mobile ganham cada vez mais aceitação e repercussão. Além de facilitar a vida de muita gente, com diversas informações úteis para o usuário, e neste caso, para os foliões, é importante ter atenção em proporcionar uma boa experiência do usuário, pois assim, ele pode conhecer melhor a sua marca, se interessar pelos conteúdos e possivelmente até ajudar na divulgação dos apps/ações.
E você? Utilizou algum desses aplicativos citados? Ou conhece alguma ação mobile de carnaval que não mencionei aqui? Conte sua experiência nos comentários.
Priscila Stuani
Olá Arthur,
Bela pesquisa!
Para os foliões de plantão, os aplicativos devem ter sido uma “mão na roda”.
Eu particularmente adoro as #, elas ajudam a encontrar o tema do meu interesse e facilita a busca!
Beijos!
Arthur de Castro
Oi Priscila!
Pois é, os apps devem ter ajudado muita gente nesse carnaval! hahaha
Eu também utilizo muito as #, e creio que graças ao Twitter e ao Instagram, quase todo mundo utiliza elas também.
Obrigado pelo comentário!
Beijos!
Douglas Vidal
Além das hashtag nos manterem informados sobre os assuntos mais comentados do dia, as vezes a noticia chega antes no twitter do que nos portais de noticia.
Abraços!!
Arthur de Castro
Realmente Douglas, muitas vezes as noticias chegam primeiro no Twitter.
Além do mais, as hashtags além dos assuntos mais comentados do dia, nos ajudam a segmentar a busca de assuntos de nossos interesses.
Obrigado pelo comentário, Abração!
Walace Emrich
Excelente artigo, Arthur!
O carnaval da Bahia também estava recheado de tecnologia.
O que não faltou foi camarote integrando a diversão do carnaval com as redes sociais, vários amigos registravam a festa através de fotocabines e outros aplicativos que guardavam os momentos dos foliões \o
Viva o cibridismo!
Arthur de Castro
Hahaha exatamente Walace!
A cada ano que passa estamos mais conectados e vendo mais ações voltadas para o mobile, isso é fascinante.
Vejamos o que nos espera ano que vem!
Obrigado pelo comentário, abração!
Bruna
Oi Arthur,
Muito legal seu texto e os números apresentados.
Pelo visto, cada vez mais, os “mundos” digitais vão complementar a realidade.
Fico me perguntando qual será o limite – se houver… :)
Arthur de Castro
Oi Bruna!
Espero que as informações tenham sido úteis ;)
Acho que esses “mundos” além de complementar, irão se fundir com o nosso, já estamos em processo de ONEline, pois quase ninguém é Off mais.
Se você tiver interesse, fiz um texto sobre o cibridismo, tá ai o link: http://migre.me/df0MU
Obrigado pelo comentário ;)
Larissa Castro
Pô Arthur, muito legal. Não sabia que tinha tantas hashtags e tal… Não acompanhei esse carnaval. Mas muito legal a postagem. Me ajudou ahahaha bjs
Arthur de Castro Araujo
hahaha que bom Larissa!
E a tendência é só aumentar! Veremos como será no ano que vem ;P
Obrigado pelo comentário, bjs!
Tatiana
Oi Arthur, tudo bem? Faço um mestrado na Espanha e minha tese é sobre o Carnaval do Rio de Janeiro. Gostei muito da sua matéria e gostaria de saber se você tem dados do exito destes aplicativos durante a festa? Você teria valores exatos dos hashtags?
Obrigada desde já por sua atenção
Abraços,
Taty