Carnaval, aplicativos e hashtag

O carnaval brasileiro, com certeza está entra os maiores eventos do mundo.

Seja com os Trios elétricos da Bahianos blocos e as escolas de samba do Rio de Janeiro, o Galo da Madrugada em Pernambuco ou a folia nas cidades do interior, turistas, celebridades, dinheiro, músicas estourando e bandas se destacando não faltam. E claro, dão um charme a mais a essa grande festa.

E mais do que nunca, esse ano, o Carnaval mostrou todo o poder do mobile. A Apple, em sua loja de aplicativos, além de destacar uma sessão para o carnaval, disponibilizou gratuitamente uma playlist especial voltada para a folia.  O Google  colocou um doodle de Carnaval, e no Google Play colocou em destaque um Kit Carnaval, com apps, livros e filmes. Entre hashtags e aplicativos, uma explosão de informações ajudaram os foliões a encontrar seus blocos, como o  aplicativo Onde Está meu Trio?,  ou se quiser saber o horário dos desfiles tem o aplicativo Carnaval 2013 O Globo e Globeleza, já para saber qual bloco está mais “bombado” tem o aplicativo Folião e dá até saber se alguma pessoa perto de você te beijaria no aplicativo Carnaval Band Folia

E o que falar das hashtags? Até a edição final desse artigo, no Instagram, a hashtag #Carnaval tinha mais de 736 mil fotos, #Carnaval2013 mais de 100 mil fotos, #CarnavaldeSalvador mais de 4.200, #GalodaMadrugada2013 mais de 4.000 e #Sapucaí mais de 2.500, fora as milhares de hashtags de blocos, camarotes e de ações especiais como a #imaginaafesta da Brahma.

E no Twitter, várias escolas de samba, como Portela, Estação Primeira de Mangueira, Beija-flor e Unidos da Tijuca estiveram entre os Trend Topics.

Com as pessoas cada dia mais conectadas, as ações mobile ganham cada vez mais aceitação e repercussão. Além de facilitar a vida de muita gente, com diversas informações úteis para o usuário, e neste caso, para os foliões, é importante ter atenção em proporcionar uma boa experiência do usuário, pois assim, ele pode conhecer melhor a sua marca, se interessar pelos conteúdos e possivelmente até ajudar na divulgação dos apps/ações.

E você? Utilizou algum desses aplicativos citados? Ou conhece alguma ação mobile de carnaval que não mencionei aqui? Conte sua experiência nos comentários.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

11 comments

  1. Olá Arthur,

    Bela pesquisa!

    Para os foliões de plantão, os aplicativos devem ter sido uma “mão na roda”.
    Eu particularmente adoro as #, elas ajudam a encontrar o tema do meu interesse e facilita a busca!

    Beijos!

  2. Oi Priscila!

    Pois é, os apps devem ter ajudado muita gente nesse carnaval! hahaha

    Eu também utilizo muito as #, e creio que graças ao Twitter e ao Instagram, quase todo mundo utiliza elas também.

    Obrigado pelo comentário!

    Beijos!

  3. Além das hashtag nos manterem informados sobre os assuntos mais comentados do dia, as vezes a noticia chega antes no twitter do que nos portais de noticia.

    Abraços!!

    • Realmente Douglas, muitas vezes as noticias chegam primeiro no Twitter.
      Além do mais, as hashtags além dos assuntos mais comentados do dia, nos ajudam a segmentar a busca de assuntos de nossos interesses.

      Obrigado pelo comentário, Abração!

  4. Excelente artigo, Arthur!

    O carnaval da Bahia também estava recheado de tecnologia.
    O que não faltou foi camarote integrando a diversão do carnaval com as redes sociais, vários amigos registravam a festa através de fotocabines e outros aplicativos que guardavam os momentos dos foliões \o

    Viva o cibridismo!

    • Hahaha exatamente Walace!
      A cada ano que passa estamos mais conectados e vendo mais ações voltadas para o mobile, isso é fascinante.

      Vejamos o que nos espera ano que vem!

      Obrigado pelo comentário, abração!

  5. Bruna

    Oi Arthur,

    Muito legal seu texto e os números apresentados.
    Pelo visto, cada vez mais, os “mundos” digitais vão complementar a realidade.
    Fico me perguntando qual será o limite – se houver… :)

    • Oi Bruna!

      Espero que as informações tenham sido úteis ;)

      Acho que esses “mundos” além de complementar, irão se fundir com o nosso, já estamos em processo de ONEline, pois quase ninguém é Off mais.

      Se você tiver interesse, fiz um texto sobre o cibridismo, tá ai o link: http://migre.me/df0MU

      Obrigado pelo comentário ;)

  6. Pô Arthur, muito legal. Não sabia que tinha tantas hashtags e tal… Não acompanhei esse carnaval. Mas muito legal a postagem. Me ajudou ahahaha bjs

    • hahaha que bom Larissa!

      E a tendência é só aumentar! Veremos como será no ano que vem ;P

      Obrigado pelo comentário, bjs!

  7. Tatiana

    Oi Arthur, tudo bem? Faço um mestrado na Espanha e minha tese é sobre o Carnaval do Rio de Janeiro. Gostei muito da sua matéria e gostaria de saber se você tem dados do exito destes aplicativos durante a festa? Você teria valores exatos dos hashtags?

    Obrigada desde já por sua atenção

    Abraços,
    Taty