Chegou a hora do processo seletivo. O que fazer?

Muitas pessoas têm dúvidas de como se portar em processos seletivos, parece fácil, mas esse processo inclui muitas etapas e a avaliação de diversas pessoas.

A seleção para uma vaga inicia-se antes mesmo da entrevista. Na verdade, começa quando o candidato encaminha o currículo para a empresa. Desta forma seguem dicas básicas e eficientes para ter um bom desempenho em seus processos seletivos:

Desenvolva um currículo adequado.

Este não deve ser extenso demais, porém é importante tomar cuidado para não exagerar na objetividade. O currículo é um documento, por isso deve conter as seguintes informações: dados pessoais (Nome completo, idade, local onde reside e contatos), Formação acadêmica (incluindo formação e cursos) e experiências profissionais (Nome das empresas, atividades e período em que executou aquele trabalho).

Busque as vagas certas para você!

Jamais se candidate às vagas que não tenham o seu perfil. Será perda de tempo para você e para a empresa. Verifique se você atende aos requisitos e se o que a vaga oferece está de acordo com seus objetivos e expectativas. A escolha não é feita apenas pelo empregador, para que haja assertividade o candidato também deverá estar alinhado à vaga. Acesse sites que trabalham com a divulgação de oportunidades, eles costumam dar ótimos resultados na busca.

Se você encontrou as vagas certas para o seu perfil é hora de se candidatar.

Encaminhe seu currículo com um breve e-mail demonstrando interesse pela oportunidade de forma cordial. Evite escrever longos textos no e-mail, geralmente os recrutadores não terão tempo para ler e se focarão apenas no seu currículo.

Atenção: Você está sendo avaliado.

Mais um passo relevante e por vezes esquecido pelos candidatos: a empresa te ligará para agendar uma entrevista e durante a ligação você já está sendo avaliado. Dessa forma é imprescindível que você seja educado, anote as informações sobre o local e horário da entrevista e demonstre interesse.

Prepare-se para a entrevista.

Faça uma reflexão de todas as suas vivências e pense nos seus pontos fortes. Além disso, a apresentação pessoal e as vestimentas devem ser adequadas, evite ao máximo os exageros. Com certeza os recrutadores também estarão atentos a esse aspecto.

Faça a diferença na dinâmica de grupo ou entrevista coletiva 

Esta é uma das etapas mais importantes de todo esse processo.Os recrutadores estarão ali para selecionar aqueles que mais se destacam e possuem o perfil adequado. Então, está na hora de se posicionar frente ao grupo e mostrar o que você tem de melhor. Fique atento a todas as recomendações sobre as atividades. Não esqueça, você deve se mostrar presente e interessado, contribuir com todas suas idéias. Porém, evite falar sem pensar ou exagerar na fala, não deixando espaço para os outros, esses também são fatores para a exclusão de candidatos. Jamais utilize gírias ou uma linguagem muito informal, ela denota falta de postura e você será eliminado da seleção. Seja natural, fale de forma objetiva e clara.

Na entrevista individual o foco é você!

Toda a atenção dos recrutadores será direcionada a você.É hora de expor seu potencial! Não se assuste, quem seleciona está ali para verificar se seu perfil se encaixa na vaga, isso não significa que estará te julgando. Atualmente, os recrutadores não estão interessados em saber apenas sobre suas experiências profissionais e conhecimentos técnicos, eles querem conhecer seu perfil comportamental. A forma mais adequada de se apresentar é expor um breve resumo sobre sua vida pessoal, falando sobre sua personalidade e estrutura familiar. Também é importante citar aos entrevistadores suas experiências acadêmicas e profissionais: cite as empresas em que trabalhou, o período e o motivo de sua saída. Fale sempre a verdade e evite falar mal das empresas em que trabalhou, afinal isso causará uma má impressão.

Seja transparente!

Demonstre todo seu potencial durante o processo seletivo.

Agora está na hora de iniciar sua busca.

Boa sorte!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Mateus Rosa

    Fabiane,
    ÓTIMAS dicas realmente identifiquei muitos pontos relevantes a ser observado na hora de procurar um emprego. Muitas vezes caímos no desespero do ”desemprego” e acabamos escolhendo uma empresa errada. Obrigado por contribuir conosco.

  2. Priscila Stuani

    Ótimas dicas Fabiane!

    Dicas valiosas e ressalto a “Prepare-se para a entrevista”.

    Além do que você colocou, incluo uma: pesquise a empresa, conheça o negócio dela.

    Abraços,

    Priscila