Cinco dicas para administrar seu tempo no fim do ano

Com a chegada do fim do ano, nossas agendas vão à loucura! É uma série de eventos e afazeres sem fim, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Esse é o momento, para quem ainda não o fez, de tomar as rédeas do seu tempo e organizar a própria vida, para dar conta de tudo. E para facilitar a vida de quem não sabe nem por onde começar, vão cinco dicas.
1. Faça uma lista de tudo que precisa ser feito;
2. Separe cada item em grandes grupos, como por exemplo “faculdade”, “trabalho” e “pessoal”;
3. Determine prazos (tangíveis) para concluir cada item;
4. Reorganize toda sua lista por ordem de datas;
5. Compare as três (ou mais) colunas lado a lado para ver se você não tem duas coisas muito grandes para o mesmo tempo. Isso ajuda a organizar as prioridades e equilibrar o que precisa ser feito com o que pode ser feito.
Claro que depois disso tudo vem a ação. Nessa hora você pode perceber que dimensionou errado uma determinada atividade. Colocou em paralelo a organização da festa de natal oficial da família junto com a conclusão do TCC, achando que com seus superpoderes isso seria facilmente vencido. Sim, já fiz isso algumas vezes e posso afirmar que nem tudo está perdido. No momento em que você perceber que não conseguirá vencer tudo sozinho, você precisa reorganizar. Refaça sua lista tantas vezes quantas forem necessárias para adequar a realidade.
E não tenha medo de pedir a ajuda de outras pessoas. Quando trabalhamos em conjunto as coisas ficam mais fáceis. Assim, você pode conceber uma ideia mas não precisa pensar e executar sozinho. E por fim, defina aquilo que não vai matar ninguém se não for feito. Não esqueça que no meio disso tudo você ainda precisa ter noites de sono e qualidade de vida.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Aline!

    Nem preciso dizer que adorei seu post, né?! Super dicas valiosas! Leitura obrigatório para funcionários e gestores. Recomendadossimo.

    Final de ano é assim mesmo: acumulo de td que não foi feito em 11 meses e que AGORA precisa ser feito… Esse mundo dos negócios, viu….

  2. Show de bola, ALINE! :)

    Um outra dica é organizar as Tarefas por seus ‘Recursos Limitantes’ e não por assunto.
    São ‘Recursos Limitantes’ aqueles sem os quais NÃO tem como resolver a tarefa, ex:
    . Computador
    . Telefone
    . (estar no) Escritório
    . (estar em) Casa
    . (estar no) Supermercado
    . (estar com a) Pessoa A, B ou C

    Explico:
    Nem sempre vc tem o ‘Recurso’ à disposição qdo quer. Por outro lado, muitas vezes, por inúmeros motivos aparece, surge um tempo e vc se pega pensando “Ah! se eu soubesse que ia ter esse tempinho teria feito…x!”

    Assim, vc organiza suas AÇÕES de acordo com o Recurso que tem à mão.
    Por exemplo, se de repente teve oportunidade de estar com a ‘Pessoa A’, busque tudo que precisa dela envolvida e lhe enumere. Busque resolver ao menos UM problema.
    Pintou um tempinho? Saque o celular, olhe a lista das tarefas “Telefonema” e ligue para resolver esses problemas.

    Repito, minha dica é NÃO organizar tarefas por tema, assunto, prazo. E sim por Recurso Limitante, pois esses recursos “aparecem e desaparecem” do seu alcance várias vezes durante o dia. Maximize o tempo “com eles”.

    Outra dica: não tenha agenda Pessoal e Profissional, separados. Besteira, vc é UM só, seu cérebro pensa nos dois mundos ao mesmo tempo e o recurso Tempo é um só. Vc pode até ordenar as tarefas Pessoais e Profissionais de alguma forma, mas ter DUAS agendas é se perder nas duas.

    É isso ai. Excelente tema! Abraços :)