Cliente fidelizado demanda atenção e atendimento diferenciado

cliente

A internet é um lugar democrático e que enche as pessoas de coragem, principalmente, para reclamar de um atendimento ruim. Sim, tem muito “mimimi”, mas há ainda mensagens que precisam ser observadas com atenção.

As redes sociais e sites como o Reclame Aqui estão repletos de desabafos de experiências de compras ruins e sobre outros problemas enfrentados pelos consumidores. A maioria das reclamações poderia ter sido evitada se as pessoas fossem ouvidas e tivessem recebido a devida atenção. Muitas empresas e marcas possuem canais para o cliente entrar em contato e investem no SAC 2.0, o que é muito importante, porém não dão a devida importância para o feedback que recebem.

Parafraseando Antoine de Saint-Exupéry, somos responsáveis por quem cativamos. Ou seja, é preciso criar um bom e duradouro relacionamento com o cliente. Como fazer isso? Dando atenção, encantando com um bom atendimento e se preocupando com ele desde o início até o momento em que irá utilizar o serviço ou produto adquiridos.

Bons produtos e serviços são oferecidos por muitos, contudo, ter a grama melhor do que a do vizinho é o diferencial a ser conquistado. Podem-se fazer promoções, investir pesado em campanhas para atingir os consumidores, mas associar isso a um tratamento mais pessoal e único tem suas vantagens e leva à fidelização do cliente. Isso evita também que as reclamações ganhem eco na internet.

Treinar os colaboradores e estabelecer uma postura focada no cliente são algumas das ações a serem tomadas para que se tenha sucesso nesse tipo de relacionamento. Quando as pessoas chegam à loja, ligam e até mesmo publicam algo nas redes sociais reclamando, é preciso deixar que desabafem e escutar tudo com atenção.

O mais importante nesse momento é ter uma postura aberta e não sair de imediato em defesa da empresa. Ouvir o que o cliente tem a dizer e oferecer uma solução adequada ao seu problema e com breve resolução. Quem reclama e volta, antes de soltar o verbo, significa que confiou no produto e serviço oferecidos. É também um sinal de que pretende continuar como cliente.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.