O post de hoje é para pensarmos na evolução dos mercados e das pessoas proporcionada pelo desenvolvimento da tecnologia, principalmente na internet. As relações mudaram, o tempo mudou, o conhecimento está disponível a quem se interessar por ele e todo mundo pode produzir e compartilhar conhecimento.

O Manifesto Cluetrain foi escrito em 1999 por Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls e David Weinberger. Os autores começaram a perceber as mudanças que aconteciam com o surgimento da internet e do imediatismo que ela estava proporcionando nas conversações pelo mundo. Perceberam também que os mercados estavam evoluindo mais rapidamente que as empresas e com isso, um grande abismo estava se formando. O Cluetrain Manifesto mostra um cenário que estava sendo visualizado em 1999, mas que, recentemente, muitas empresas ainda não conseguiram visualizar e se ajustar a ele.

A nova realidade, com a ascensão da tecnologia e da internet estão permitindo que as pessoas tenham uma comunicação mais individual, mais humana e que transforma radicalmente os negócios e os relacionamentos.

As 95 teses podem ser divididas por temas que facilitam o entendimento das suposições do Manifesto.

Teses 1-6: Mercados são essencialmente conversas

Historicamente, para os autores, o mercado sempre foi um local onde pessoas se reuniram e conversaram entre si (tese 1): eles iriam discutir produtos disponíveis, a reputação de preço, e ao fazê-lo conectar com os outros. Os autores então afirmam que a internet está proporcionando um meio para que qualquer pessoa conectada possa voltar a atingir tal nível de comunicação pessoal (teses 2-5). Na era da mídia de massa, antes da internet, estes meios não estavam disponíveis (tese 6).

Tese 7: Hyperlinks subvertem Hierarquia

A capacidade de a internet possuir diversos acessos para informações adicionais – informações que existem para além da hierarquia formal da estrutura ou do material publicado a partir de uma organização – atua como um meio de subverter, ou ignorar, as hierarquias formais de comunicação planejadas.

Teses 8-13: Há ligação entre Mercados e Empresas

A mesma tecnologia conectando pessoas em mercados fora das organizações está conectando também os funcionários dentro das organizações (tese 8). Os autores sugerem que essas redes criam um mercado e um consumidor mais informado (tese 9) através das conversas sendo realizadas. A informação disponível no mercado online é superior a que é disponibilizada pelas próprias empresas e assumir que estes mercados são os mesmos do que quando faziam mídia de massa é autoengano. (teses 10-12).

Os autores, através das teses restantes, examinam o impacto que essas mudanças terão nas organizações e como elas terão de responder às mudanças para permanecerem viáveis.

Teses 14-25: Organizações compulsoriamente estão no Mercado

Com o surgimento do mercado virtual, os autores indicam que o ônus de engajar-se nas conversações será das organizações (tese 25) e que elas devem fazê-lo de forma a se conectar ativamente com “voz” do novo mercado (teses 14-15), sob o risco de se tornarem irrelevantes (tese 16).

Teses 26-40: Marketing & resposta organizacional ao Mercado devem mudar

Os autores então listam uma série de teses que tratam da adaptação que as organizações terão que promover internamente para a entrada com sucesso no novo mercado (tese 26), e é afirmado que aqueles dentro do novo mercado já não responderão aos estímulos anteriormente emitidos nos meios de comunicação de massa, pela sua falta de autenticidade e impessoalidade (teses 27-40).

Teses 41-52: Intranets eficientes causam impacto sobre o controle e estrutura organizacionais

Explorando o impacto da intranet dentro das organizações, as teses 41 a 52 elaboram ideias sobre a subversão da hierarquia inicialmente listada na tese 7 (sete). Quando implementados corretamente (teses 44-46), o manifesto sugere que tais intranets reestabelecem uma comunicação verdadeira entre os funcionários, em paralelo com o impacto da internet no mercado (tese 48) e que isto levará a uma estrutura organizacional hiperconectada que irá tomar o lugar do organograma formalmente documentado (tese 50).

Teses 53-71: Conectar o Mercado às Intranets Corporativas

O ideal, segundo o manifesto, é que o mercado em rede seja conectado à rede intranet a fim de que uma comunicação mais íntegra possa existir entre as pessoas dentro do mercado e aqueles dentro da própria empresa (tese 53). Alcançar esse nível de comunicação é dificultado pela imposição de estruturas de comando e controle dominantes na estrutura organizacional (teses 54-58), mas em última análise, as organizações terão de permitir a existência deste nível de comunicação já que o mercado não mais responderá à voz corporativa para o mercado de massa (teses 59-71).

Teses 72-95: Sobre as Expectativas no novo Mercado

As teses 72 a 95 visam identificar as expectativas (teses 76, 77, 78, 95) e alterações (tese 72) que existem dentro do novo mercado e como essas expectativas e mudanças exigirão uma alteração correspondente das organizações (teses79, 84, 91, 92, 94).

O que mais surpreende neste manifesto não é seu conteúdo, que sabemos é extremamente conveniente. Mas sim o fato dele ter sido escrito em 1999 onde o cenário era bem diferente do que é hoje. A percepção e a visualização de futuro destes escritores surpreendem realmente, pois algumas das teses são novidades, mesmo nos dias de hoje.

Lembre-se: mercado são conversações. Saiba o que sua empresa está falando e o que estão falando da sua empresa.

Comente a sua experiência e o que o Cluetrain Manifesto pode fazer pela sua empresa.

 Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Cluetrain

http://www.cluetrain.com/portuguese/index.html

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Oi Ju!

    Muito legal, sinceramente eu não conhecia esse manifesto.
    Super interessantes esses pontos apresentados, e se compararmos a teoria com o mercado, vemos os fatos acontecendo.

    Beijos.

    Pri