Co branding: uma estratégia inteligente para a vantagem competitiva

As marcas estão imersas em um cenário cada vez mais concorrido e o co branding pode ser uma estratégia interessante para se diferenciar dos concorrentes e realçar uma vantagem competitiva.

Em tempos remotos, o mercado navegava em águas tranquilas mas hoje a maré é agitada. Para sobreviver, navegando sempre e sem perder o fôlego é necessário que o setor de marketing crie planejamentos estratégicos compostos de ideias que levem a diferenciais competitivos. O co branding, união de duas ou mais marcas para uma ação que destaque um produto, tem sido uma boa aposta neste sentido. Podemos presenciar vários cases de sucesso:

A Acer e Ferrari – fabricou-se notebooks originados da alta tecnologia dos veículos da Ferrari, utilizando fibra de carbono e design inovador.

Nike e Apple – em 2006 criaram um tênis com chip que conectava ao iPod.

O co branding tem feito sucesso no mundo da moda. Um case que ilustra bem é a coleção de tênis assinada pelo rapper Kanye West para a grife Louis Vuitton. Este em especial demonstra que a união pode ser não só de duas ou mais marcas mas também entre marca e pessoas. Colecionador de mais de 400 pares de tênis, Kanye West é também um apaixonado pela Louis Vuitton.

Fazer a conexão entre personalidade e marca é uma estratégia assertiva, e objetiva criar uma comunicação direta com os fãs da celebridade em questão. O resultado de uma ação deste tipo é proporcionar a paixão pela marca que o ídolo curte.

Claro que como toda estratégia, devemos atentar também para as questões que podem colocar tudo a perder. No caso de uma ação que une uma personalidade a uma marca, torna-se necessário um certo cuidado. Primeiramente, deve-se avaliar se realmente existe uma admiração entre celebridade e marca. Percebe-se na campanha da Louis Vuitton que essa atenção foi um critério importante e por isso o sucesso da ação.Outro cuidado essencial é unir marcas que tenham filosofias e culturas parecidas. Desta forma não corre o risco de colocar tudo a perder criando publicidade negativa e contraditória.

Parcerias estão cada vez mais interessantes para a criação de ações inteligentes. Basta a equipe responsável se ater aos fatores que podem comprometer o resultado e o sucesso será garantido.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

61 comments

  1. Lígia Mendes

    Ótimo artigo! Parabéns, Luciana! Adorei conhecer mais sobre co branding!

    • Luciana Nunes

      Obrigada Lígia. Que bom que gostou.

      -1
  2. John Pimenta

    Parabéns Luciana, seu artigo me aguçou a conhecer mais sobre Co Branding. NOTA 1000… : )

    • Luciana Nunes

      Que bom John. Fico feliz por isso. Obrigada.

  3. Flávia ivar

    Excelente artigo Lúcia Nunes, parabéns!

  4. Gabriela

    Ótimo artigo ! Muito claro e com ótimas observações.

  5. Rose

    Parabéns lu , pelo artigo de muito bom gosto e de muita observação. ..

  6. Zezinho

    Parabéns Luciana …

  7. luciana

    Parabéns ! Luciana , excelente artigo . Mto esclarecedor . Abraços

  8. Valdirene santos

    Parabéns muito interessante sua visão sobre o marketing ,sabemos que é um mercado que vem crescendo e cada vez mais se aprimorando .

  9. Debora

    Otimo assunto de discussão!

  10. Clara Aparecida

    Parabéns Luciana,é muito bom aprender mais,e estar por dentro do marketing que cada dia se aprimora, um ótimo artigo.

  11. Karine

    Bacana, este artigo…!!!

  12. Claudia Amorm

    Parabéns, Luciana! o artigo co-branding, é uma grande estratégia de marketing, e traz benefícios para as duas empresas. Isso é ganha-ganha!

  13. Célia

    Muito bom seu artigo Lú

  14. Fabiano Maciel

    Parabéns Luciana, um ótimo artigo. Lendo seu artigo e fazendo uma boquinha aqui no Bob’s comecei a identificar Co branding bem a minha frente como Bob’s e Ovomaltine. Ficou bem esclarecedor.

  15. claudecir Barcelos

    Amei o artigo e queria ter uma grande marca para lucrar salvando vidas com custo zero ao consumidor. Criaria produtos para saúde/medicina, tipo (descartáveis) a custo zero levando apenas a marca como marketing. Como diz uma colega em seu comentário (ganha, ganha).

  16. Marcelo Martins

    Muito bom o artigo e bastante interessante o assunto abordado. Aguardemos os próximos.

  17. Tânia Miranda

    Relevante e oportuno. Parabéns Luciana pela contribuição efetiva para todos nós. Grande abraço,

  18. Luciana cota

    Muito bom Lu, parabéns pelo seu trabalho.

  19. Victor M Pessoa

    Muito interessante sua visão sobre Branding. Aprendi mais um pouco.

  20. Gerceni Sousa Torres

    Parabéns Luciana, um excelente artigo.

  21. Alexandre

    Gostei muito da pauta levantada pela Luciana Nunes, tem uma pegada voltada para os modelos de negócios utilizados pelas startups.

  22. Viviane Sousa Torres

    Muito bacana o artigo. Continue escrevendo, precisamos bons conteúdos assim :)

  23. Daniel

    Estratégia cada vez mais usada pelas grandes marcas. Uma flecha de duas pontas. Parabéns pelo post!

  24. Julio Moura

    Muito boa colocação!

    Como cada dia que passa o cenário está mais competitivo, porque não juntarmos forças para superar os novos desafios.

    Parabéns pela matéria.

  25. Ana Cristina

    Muito bom artigo Luciana.
    Parabéns

  26. Jussara Ávila

    Parabéns pelo texto.
    A união de forças é a saída para a longevidade neste mercado cada vez mais competitivo

  27. Adeildo silva

    Muito bom, boa ideia..

  28. Vanessa Torred

    Excelente artigo Luciana. Esclarecedor e ao mesmo tempo instigante.

  29. Ana Laura Amorim

    Artigo de altíssima qualidade. Estratégias que realmente revilucionam, e que fazem destaque no mercado.

  30. Marisson Vespermann

    Parabéns pelo artigo de excelente qualidade Luciana. O conteúdo abordado abriu minha mente me mostrando como fazer uma parceria de sucesso.

  31. Maria Mônica

    Muito Legal! Parabéns! Adorei!

  32. John

    Muito legal essa matéria, pois potencializa resultados

  33. Chirlei

    Artigo fantástico, parabéns. Luciana pelas sábias colocações e comparações.

  34. Hellen

    Vale ressaltar que algumas marcas que fizeram estratégias como essa, obtiveram resultados tão positivos que acabaram criando um produto único resultante do co branding. Farreari e Piaggio resultou em um jato executivo comercial.

  35. Sidiney Lunena

    Muito bom, parabéns.

    Nota mil.

  36. Andréa Motta

    Muito bom!!!
    ??????????????

  37. Rodrigo Q.

    Considero um bom texto, enxuto, coeso, coerente e claro. A conclusão ressalta aspectos fundamentais em relação ao planejamento da ação de co-branding mas poderia ser melhor aprofundada. Parabéns pelo texto, Luciana Nunes.

  38. Marcelo Victor Herméto

    É interessante que marcas de diferentes setores da economia se unam para produzir algo novo. Nem sempre são marcas que possuem afinidade. E o resultado gerado é muito bom. O co branding já uniu marcas como a Coca-Cola e Emeco, já fez a Armani produzir uma linha completa de móveis residenciais, assim marcas de carros que fizeram parcerias com fabricantes de móveis. Eu sou designer e meu trabalho é muito voltado a mobiliário. Fiz um projeto onde uni a produção de móveis e a azulejaria. Convidei um dos principais artistas de azulejaria do Brasil (Alexandre Mancini) para complementar os produtos que desenvolvi e como resultado tivemos uma linha de móveis cujas portas eram azulejadas. Isto deu ao produto um valor muito maior, com um aspecto de peça única, tiragem limitada e praticamente exclusividade, pois praticamente todos os móveis produzidos foram diferentes. Cada móvel encomendado era finalizado com uma linha diferente de azulejos e nenhum deles foi igual ao outro. Pode ser uma boa forma de parceria, pode ser uma estratégia para gerar valor e ativar as vendas e, acima de tudo, mostrar que é possível unir habilidades.

  39. Marcelo Victor Herméto

    Estamos vivendo um momento de co criação, de colaboração. E acho que o “co branding” é exatamente isto. Mas certamente tem uma estratégia muito maior por trás das relações entre marcas.

  40. Esdras

    Muito bom! Não cinhecia o conceito do co branding. Ficou excelente. As empresas precisam realmente buscar quais sao seus diferenciais e o co brading pode ajudar a criar estes diferenciais. Parabéns!

  41. José Silmarovi Jr.

    Muito interessante este artigo Luciana. Confesso que já havia lido alguns artigos sobre o assunto, mas nenhum com tamanha clareza e simplicidade para desdobrar o tema em si. É refrescante saber desta junção de forças de empresas famosas para lançar diferenciais mercadologicos. Parabéns pela pesquisa e pelo artigo.

  42. Rayana

    Fino! Hoje a maré é agitada ;)! Obrigada.

  43. Marcos Paulo Viana

    A parceria e a interação são as bases para as negociações. Comunicação integrada é o caminho. Parabéns pelo Post!

  44. Elizangela Oliveira

    Muito bom seu artigo Luciana. Em tempos de crise essa associação parece aina mais viável para a redução de custos. Além disso juntar o melhor do Capital Humano de ambas é certeiro para maior probabilidade de sucessos. Excelente artigo!

  45. Rubi Ferreira

    Parabéns Luu! Ficou ótimo o seu artigo.

  46. Yuri Martuccelli Ribeiro

    Muito interessante o artigo, me levou a pensar mais sobre a uma marca de roupas diferentes que vou lançar com minha namorada, mas preciso terminar um outro projeto na área veterinária antes, senão não tem foco =). Obrigado.

  47. Glaucia

    Excelente artigo Luciana, parabéns e agradeço por enriquecer a internet de bons conteúdos.

  48. Leandro Trindade

    Muito bom o texto! O co branding se constitui uma excelente estratégia de marketing uma vez que pode oferecer uma solução integrada ao público-alvo das marcas, gerando uma percepção de valor e fidelização.

  49. Maria Auxiliadora

    Parabéns Luciana,ótimo artigo.

  50. Gustavo Vanucci

    Fantástico. Sem dúvida o co branding e uma poderosa estratégia de associação de marca e que potencializa muito a geração de novos negócios.

  51. Gilda

    Muito bom e interessante

  52. Fabricio Reis

    Obrigado por nos brindar com esse novo conhecimento ! Sucesso

  53. Hellen Santos

    Muito legal o artigo. Explicação de forma didática. Parabéns Luciana!

  54. Washington Henrique

    Ótimo artigo. Fico imaginando no risco de aliar uma marca a uma celebridade. Hoje em dia os famosos estão constantemente se envolvendo em escândalos.
    Parabéns pelas ótimas postagens Luciana. :)

  55. Rildo

    Parabéns Luciana, agora vamos estudar quais empresas podem associar a academia para fazer um co branding heim! Abs e sucesso!

  56. Renato Pedrosa

    Precisamos ficar ligados em oportunidades onde investir em nossa marca associada a outras que certamente agregarão valor agregado é fundamental, essa dica propicia isto, gostei demais. Agora é elaborar as soluções aos clientes, e obter maiores resultados neste momento que é preciso ser hábil para se manter em crescimento.
    Renato Pedrosa.
    Instrutor e Consultor Master Mind Treinamentos de Alta Performance.
    (31) 99385-9991

  57. Malaguti

    Luciana,
    Excelente artigo,as parcerias servem pra solidificação de marcas.
    Sucesso!

  58. ildeu junior teixeira

    boa ideia,estamos confiantes na implantação de novos sites com ideias inovadoras mostrando interesse pelo publico,com novidades constantes do mundo que possa nos instruir cada vês mais.

    PARABÉNS PELA IDEIA DO MARKETING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    -3
  59. Luiza Fujii

    Excelente artigo! Muito bom saber mais sobre co branding como estratégia em marketing.