Li uma matéria hoje dizendo que as empresas brasileiras investem cada vez mais no desenvolvimento de seus colaboradores e decidi falar sobre esse assunto aqui no blog.
A matéria dizia ainda que, 70% das empresas apostam em coaching na hora de desenvolver as competências dos colaboradores e esse é, inclusive, um dos programas usados pela Natura, empresa que possui uma cultura organizacional bem particular.
Mas o que é coaching? “Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente mas oferece, como um padrinho, sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta”.
Uma pessoa se compromete a acompanhar e ajudar a outra a atingir um determinado objetivo, seja desenvolver competências ou alcançar resultados. É um relacionamento que dá foco à pessoa como um todo, tanto em seu processo de desenvolvimento pessoal quanto profissional.
E o que isso tem a ver com liderança? Tudo, um treinador nada mais é do que um líder. O coaching na liderança é um processo no qual os gestores orientam seus “coachees” no desenvolvimento do seu desempenho e competências.
A tendência nas empresas é que seus líderes, atuando em sintonia com estratégias de coaching, foquem sua atuação no desenvolvimento de talentos, observando seus interesses, motivações, habilidades.
Podemos perceber que, um líder visto como um coach é responsável por:
– contribuir para o aprendizado e amadurecimento emocional e profissional da equipe;
– desenvolver o potencial de cada pessoa;
– planejar ações e estratégias;
– compartilhar responsabilidades;
– definir tarefas;
– estabelecer, em conjunto com a equipe, formas de contornar obstáculos.
O líder atribui o mérito pelos resultados obtidos à sua equipe. Ele desenvolve autonomias com o objetivo de fazer com que as pessoas acumulem experiências auto-motivadoras e pensem de forma independente.
José Eduardo Paes
Vanessa,
Muito bom comentário, define bem as tarefas e responsabilidades do verdadeiro coach.
Muito diferente do canibalismo profissional praticado por algumas empresas.
José Eduardo
Heron Xavier
Bem bacana o post Vanessa!
Fabio Passerini
Um coach faz as perguntas certas para que as pessoas encontrem seu caminho, desta forma, um líder com visão de coach consegue motivar e instigar suas equipes para buscarem as respostas para as perguntas relevantes.
Parabéns pelo artigo!
Vanessa Alkmim
José Eduardo, Heron e Fábio muito obrigada pelos comentários.
Que bom que gostaram do texto.
Abraços!
Francisco Serafim
Vanessa, na instituição onde trabalho temos também colegas que são coach de outros colegas. Depois que li seu texto percebi isso claramente, é uma metodologia muito válida ainda mais quando a equipe se ajuda e cresce junta.
Vanessa Alkmim
Exatamente, Francisco! Um pode ser o coach do outro e isso é muito usado em várias empresas do Brasil e do mundo. Fico feliz que o texto tenha te ajudado a trazer o conceito para o dia a dia. Se tiver alguma dúvida e quiser escrever pra gente, fique à vontade.
Abraços!