Faaala Comunicador, se prepare! A próxima dica pode ferir seu ego e fazer você travar se tem uma apresentação hoje, mas calma! Todas as dicas aqui são pra fazer você repensar sua atual forma de comunicação, tomar consciência de sua comunicação e evoluir.

Acredito que todos nós comunicadores devemos ter uma referência, alguém que você se espelha, admira a forma de comunicar, segue seus ideais, ou filosofia de vida. Isto é algo muito normal, principalmente aos que estão começando, seja na faculdade, um cargo de liderança que esteja ocupando ou porque simplesmente decidiu se tornar um orador, por algum outro motivo.

O interessante é que, inconscientemente, você começa a copiar o outro, copiar mesmo e quase tudo! O seu inconsciente diz: essa pessoa é tudo que eu quero ser e já está pronto o modelo. É só seguir!

Comunicador, pra provar que isto realmente existe, observe que você se comunica de maneira parecida com seus pais em sua casa, parecido com seu líder (que realmente goste é claro) na empresa, com seu pastor (líder religioso na igreja) e assim sucessivamente.

Não, não quer dizer que você não tem personalidade, e sim que seu neurônio espelho esta funcionando bem (risos).

Mas, o problema está em adotar sempre o “jeito” de alguém sempre que for comunicar. Principalmente como as pessoas que conhecem o outro, e na verdade, conhecer ou não o outro não faz tanta diferença. Seus ouvintes, também inconscientemente, “sacam” que aquele que está falando não é você.

Esse processo de percepção que seu público terá é algo automático, que vem de fábrica e está instalado em todos, mas funciona muito bem nos adultos (que já experimentaram muito os personagens da vida). A impressão que fica, como você, já deve ter imaginado não são as melhores.

Anota aí: Seja o mais natural possível, lembre-se que é VOCÊ comunicando, e que sua personalidade conta e muito em sua apresentação. Se observe em um momento descontraído com a família, ou amigos, ESTE É VOCÊ, USE!

Pratique essas dicas comunicador e até a próxima!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.