Sempre que é abordado o tema “relacionamento com os clientes” de uma empresa, logo vem a mente: pesquisa de satisfação, networking (contatos comerciais), brindes e outras ações de marketing. No entanto, é cada vez mais evidente a importância que uma empresa deve ter com seus colaboradores, pois estes representam a empresa junto a seus clientes.
Através dessa linha de pensamento, a Comunicação Interna bem estruturada e planejada pode transformar os colaboradores em excelentes vendedores não só de produtos e serviços, bem como da missão, visão e valores da empresa.
A informação é um bem precioso e quando divulgada de maneira assertiva se transforma em um elemento que solidifica a empresa na relação com o cliente. Por esta razão, a liderança deve alinhar o conteúdo de tudo o que se transmite internamente na empresa, independente da área, departamento ou cargo dos colaboradores.
A Comunicação Interna deve ser tratada como um item do planejamento estratégico, visando resultados, com atenção e investimentos necessários, para que as ferramentas utilizadas ajudem a atingir seus objetivos. Um site exclusivo aos colaboradores (intranet, portal, etc), jornal interno, murais, reuniões periódicas, eventos internos, uso de tecnologia digital de comunicação, dentre outros mecanismos. No entanto, é recomendada a contratação de um profissional ou mesmo de uma agência de publicidade ou assessoria de imprensa para fazer com que a Comunicação Interna tenha os cuidados que merece. Afinal, a implementação de uma linha editorial é necessária nesse processo e, deve-se também, levar em conta o ajuste necessário ao padrão sociocultural dos colaboradores. É preciso conscientizar o colaborador, fazê-lo entender o que a empresa deseja transmitir, evitando os “ruídos” ou “mal-entendidos” nesse processo de comunicação corporativa.
As empresas que se empenham em dar o devido valor a sua Comunicação Interna colhem frutos a todo instante, pois seus colaboradores sentem-se parte do time e estão dispostos a atender e relacionoar-se bem com seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes.
Uma pergunta ao querido leitor: Você acredita e investe em Comunicação Interna na sua empresa?
Pense muito bem em sua resposta.
Mesmo que a negativa seja mais satisfatória, seus conceitos podem ser mudados se você trabalhar para que seus negócios tenham melhores resultados e, para isso, basta fazer uma boa comunicação com seus colaboradores. Pense nisso!
Até o próximo post.