Como a Inteligência Artificial pode contribuir com o Marketing?

A Inteligência artificial tem se mostrado cada vez mais presente e promissora em nossos dias, e o mundo do marketing não pode se excluir dessa realidade, pois essa nova tecnologia é uma grande beneficiadora do setor de marketing.

Pesquisadores e profissionais de marketing estão investigando formas para tornar os dados, captados pela inteligência artificial, cada vez mais autoconsciente e com aplicações mais intuitivas, vejamos exemplos dessas aplicações:

A IBM possui uma plataforma chama Whatson que é capaz de contar piadas além de analisar e interpretar dados dos usuários, essa analise pode incluir textos não estruturados, imagens, áudios e vídeos. Com aplicativos como esses o profissional de marketing pode fornecer recomendações personalizadas aos seus clientes e entender a sua personalidade além de criar diálogos profundos e gerar melhor interação com seu público alvo.

O Google possui três redes neurais nomeadas de Alice, Bob e Eve que trabalham com segurança da informação com o objetivo de protegerem as comunicações, dados de usuários e projetos futuros da empresa. O Google recentemente desenvolveu outra plataforma que é uma assistente chamada Allo com a capacidade de aprender de acordo com o diálogo com o usuário e memorizar informações. O aplicativo traz respostas inteligentes e também analisa as imagens enviadas pelos usuários para sugerir respostas e interação inteligente.

Os exemplos citados são uma forma de relacionamento com o cliente a partir de inteligência artificial, seja para interação, coleta de dados ou proteção de informações. Podemos ficar ansiosos com essas novas tecnologias que vem para aproximar as empresas dos consumidores e aumentar o seu potencial de capturar clientes. A tecnologia da forma aplicada acima beneficia o mercado de marketing que se baseia em dados e interação, além de ajudar na solução de problemas de forma mais rápida e automática.

Enfim a inteligência artificial faz com que as máquinas realizem de forma mais controlada tarefas que antes eram empreendidas apenas por seres humanos. Podemos esperar que esse tipo de inteligência permitirá que gestores criem projetos de marketing de alta performance, como maior eficácia.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.