Já fiz várias campanhas promocionais no Facebook, mas ainda não havia anunciado nessa mídia. O passo a passo para publicar um anúncio é aparentemente simples, mas como tive alguns problemas resolvi compartilhar aqui no blog minha experiência e dizer o que deu certo e o que deu errado.
Bom, primeiramente, para criar um anúncio é preciso estar usando o Facebook com um perfil pessoal e não como página (Fan Page), como eu inicialmente pensei que fosse, já que anúncios são para empresas e não para usuários.Então vá naquela seta ao lado de “Página Inicial” que fica no canto direito superior da página e clique em “Anúncios”. Você verá a tela abaixo.
O próximo passo é dizer para qual URL seu anúncio deve apontar: que pode ser uma página no Facebook ou um URL externo. No meu caso, apontei o anúncio para o site da empresa.
Após escolher o URL, você deve definir como será o anúncio. E foi aí que tive meu primeiro problema. O título deve conter apenas 25 caracteres e o nome da empresa ultrapassa esse limite. No meu caso, a solução foi eliminar o espaço entre as palavras e diferenciá-las usando letra maiúscula, ficando como no exemplo: NomeCompledoDaEmpresa. O texto também deve ser bem curto: 90 caracteres, ou seja, menos que um tweet. Depois você deve carregar uma imagem com formato 100px x 72px, o que é bem pequeno, portanto a imagem tem que ser limpa e com pouca informação. Na mesma hora, à direita da página, você já consegue visualizar um previewdo seu anúncio.
Depois de fazer o anúncio, é hora de definir o perfil do público:
• Local
• Idade
• Gênero
Caso queira um público mais específico, há outras opções de segmentação.
Logo após selecionar o público a ser atingido, defina o valor e o período da sua campanha. Você pode escolher a moeda (o Facebook já possui a opção Real – BRL), o valor diário que será gasto (o próprio Facebook te dá uma estimativa de valor) e se irá pagar por impressão (CPM) ou por clique (CPC). Para definir o tempo da campanha, desmarque a caixa “Executar minha campanha continuamente começando hoje” e preencha o período.
Aí é só clicar em “Revisar anúncio” e, se estiver tudo certo, clique em “Fazer pedido”. Então defina a fonte de pagamento – que pode ser cartões de crédito Visa ou Mastercard ou Paypal – e preencha as informações solicitadas.
Aqui vão três dicas:
Dica#1: Na hora de preencher os dados do cartão de crédito, o Facebook já preenche automático os campos‘Nome’ e ‘Sobrenome’ com os dados do perfil que você está usando. Na primeira tentativa eu não mudei esse nome (que era diferente do titular do cartão) e o cartão foi recusado. Portanto, preencha o nome conforme consta no cartão que você está utilizando para pagamento.
Dica #2: O Facebook faz uma análise do seu anúncio para aprovação antes de publicá-lo. E isso leva alguns dias. Portanto, faço o pedido com antecedência, senão irá perder uns dias da campanha, como aconteceu comigo. A aprovação não é instantânea.
Dica#3: Caso a sua fonte de pagamento seja recusada, tenha uma segunda opção. O meu anúncio foi aprovado e foi ao ar por uns dias. Então recebi uma mensagem dizendo que a fonte de pagamento tinha sido recusada (até hoje não sei o motivo) e, por isso, o anúncio ficou suspenso por uns dias. Eu acredito que o problema tenho sido o nome do cartão que não coloquei corretamente, como explico na dica #1. Mas, depois de recusado, mesmo preenchendo todos os dados corretamente, o cartão não foi aceito. Então tive que utilizar outro cartão.
Bom, essa foi minha experiência. Tirando os contratempos, achei positivo anunciar no Facebook e fiquei surpresa com o retorno, que foi bem legal.
Se você também já anunciou e teve algum problema, compartilhe com a gente e diga como resolveu.
Priscila Stuani
Parabéns Juliana, acho super válida o seu post porque dá uma grande ajuda para quem for “marinheiro de primeira viagem”. Nunca fiz anúncios, mas se precisar já sei onde consultar.
Abraço.
Adam Joresse
De facto, a sua experiência é bastante interessante. Pessoalmente, já também tentei criar um anúncio e esbarrei-me com a questão dos pagamentos. Acho que deve ter ocorrido o erro que aconteceu consigo. Espero conseguir da próxima vez.
@AndreVarga
Boas dicas esse passo-a-passo! :)
Geise Souza
Muito válida essa dica Juliana, excelente e como Priscila colocou eu também nunca fiz anúncio no facebook mas já tenho informações importantíssimas para quando o fizer.
Obrigada.
Vanessa Alkmim
Ótimo passo a passo, Ju!
Sempre que tenho alguma dúvida recorro aos seus posts, eles me ajudam muito.
Abraços!
Alberto Valle
Muito boa a matéria. É importante lembrar que como tudo em marketing digital é necessário planejar a ação, principalmente no que diz respeito ao Título do anúncio, que dependendo do tipo, como por exemplo, Histórias Patrocinadas, quem determina o título é o próprio Facebook.
Parabéns pela matéria.
Um grande abraço
Alberto Valle