Como criar conteúdo para seu site ou blog?

O assunto na pauta de todo profissional de marketing antenado é o “Marketing de Conteúdo”, que de acordo com o site da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina, pode ser definido como “uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor às pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas”.

A grande pergunta, porém, é: Como criar conteúdo que gere o tão sonhado engajamento?

Abaixo, seguem algumas dicas para inspira-lo a criar conteúdos relevantes para o seu site ou blog:

Defina seus objetivos: O marketing de conteúdo é meio para atingir um fim. Para alinhar suas estratégias é imprescindível definir qual é o seu objetivo com esta estratégia. Atrair novos clientes, reter ou fidelizar antigos, gerar leads, auxiliar a equipe de vendas etc. O objetivo é totalmente específico à necessidade de sua empresa. Defina-o! A partir daí siga os próximos passos.

Conheça seu público: O segundo passo é conhecer e entender seu público alvo, para quem você está falando. Quem são eles? O que querem? O que não querem? Crie uma persona para facilitar o diálogo. Sempre que for criar algum tipo de conteúdo se imagine criando conteúdo para aquela persona. Se a persona for bem definida, seu conteúdo vai atingir o alvo.

Leia muito sobre a área: Seja qual for o negócio sobre o qual esteja escrevendo, certamente existem várias fontes de conteúdo sobre o assunto. Assine revistas especializadas, leia artigos sobre o tema, siga personalidades relevantes, se mantenha antenado a notícias e acontecimentos, participe de eventos. Nada melhor do que buscar inspiração direto na fonte. Além disso, serão maiores suas chances de publicar conteúdos em primeira mão, frente aos concorrentes.

Faça testes: É extremamente importante testar o que tem sido feito, para medir resultados positivos e negativos. Melhores horários de publicações, formatos, o uso de imagens e vídeos, número de comentários e compartilhamentos, etc. Defina as métricas que são importantes para seu objetivo e teste sempre as estratégias estabelecidas.

Utilize resultados dos testes: Testar é importante, mas utilizar os resultados de seus testes é ainda mais. Afinal, o objetivo dos testes é justamente checar o que está dando certo (dando sequência) e o que está dando errado (fazendo as alterações necessárias). Quanto mais próximo do seu objetivo as métricas te levam, mais bem definidas estão as estratégias utilizadas.

Promova seu conteúdo nas redes sociais: Utilize as redes sociais para promover seu conteúdo, respeitando o formato de cada uma. Utilize frases, imagens, citações, vídeos e os links dos posts para direcionar seu público alvo das redes sociais ao seu site ou blog, aumentando também o número de visitas. Se seu conteúdo realmente for interessante e útil para o visitante, está feito o engajamento: ele vai curtir, comentar, compartilhar, retweetar, e principalmente, reconhecer a autoridade da sua marca sobre o assunto e estabelecer algum vínculo com ela, dependendo da estratégia definida no início do seu planejamento.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.