Pensar qual será a plataforma (web, desktop, dispositivo mobile) e nos mais vários dispositivos. Desenvolvimento mobile UX (User Experience)/ UI (User Interface), Sistema Android, IOS ou outro. Criar um serviço que atenda ao seu público requer vários testes e sempre atualizações. Fazer uma plataforma mobile não é fácil.
Ainda são poucas as empresas e neste caso mais startups que tem a figura do Product Manager. Nestas empresas, ele é o responsável por tomar decisões e ser capaz de ter foco em entregar o que realmente importa. O Product Manager será o CEO do Produto ou de vários produtos que tem a empresa.
Há algum tempo tive a oportunidade de fazer o curso de Produto Mananger pela Craft Product. O curso teve como temas:
- Como testar seu aplicativo?
- Você precisa mesmo fazer um testes de usabilidade com usuários, testes A/B, Alfa, Beta e teste remoto?
- Qual é a métrica certa para o seu produto?
Processos e metodologias foram só algumas das coisas que aprendi em dois dias de curso e continuo aprendendo. Continuo e vou escrever mais um pouco nos próximos artigos não só do curso, mas do que venho aprendendo.
Um dos participantes do curso, Eduardo Santos diz que “Product Manager Mobile é muito simples em seu objetivo, mostra na prática como realmente funciona todo o processo de desenvolvimento de um app, desde o brainstorm até sua concepção. Passa por todo o processo desde dos designers até os desenvolvedores e gerentes de produto, mostra todos os problemas no processo e soluções viáveis. É questionado também todo o processo de estilos de interface desde do skeuomorphism utilizado no IOS 6 até Flat design e material utilizado no dia a dia.“
No próximo artigo HIPPO (Acrônimo para Highest Paid Person’s Opinion) e como ele afeta o nosso trabalho não só no desenvolvimento de produtos mais no dia a dia.
Até lá!