Como criar um blog atrativo e funcional

Post patrocinado

Os blogs constituem um dos aspectos mais relevantes para várias situações envolvendo a internet. Para uma empresa (seja ela de pequeno ou grande porte) um blog é um eficiente meio de interação com o público.

Já para aquelas que desejam investir em um projeto na web, um blog pessoal pode ser uma alternativa viável para quem quer um espaço para disseminar ideias, informações, opiniões e ainda obter retorno financeiro.

Por exemplo, quem conhece e aprecia técnicas de jardinagem, um blog pode ser uma maneira interessante de apresentar dicas envolvendo o cuidado com as plantas, maneiras de irrigação, atenção para a quantidade de luz solar e demais detalhes.

Enfim, um blog hoje em dia é um eficiente meio de interação e propagação de conteúdo. Porém, diante de tanta informação existente atualmente na web, é fundamental que o blogueiro conheça maneiras para tornar o seu blog mais atrativo e funcional.

Não tenha “um” blog, tenha “O BLOG”

Para que o seu blog tenha o êxito esperado é fundamental que ele tenha bom conteúdo. O conteúdo é o carro-chefe para atrair um bom público de seguidores. Além disso, é pertinente prestar atenção na frequência de postagens.

O blog pode continuar com conteúdo relevante, mas poucas postagens não criam na audiência o hábito de acessar e procurar por novidades. Por isso, ao investir em um blog, tenha planejado um cronograma de postagens. Isso poderá ser de grande ajuda.

Se o conteúdo é importante, existem outros aspectos que são tão relevantes quanto. Um blog deve ser atrativo visualmente, tendo um bom template e também apresentando fácil navegação.

Além disso, há a questão da funcionalidade, tanto para você quanto para a sua audiência. Nesse caso, existem plugins que você acrescentar ao seu blog e podem melhorar muito a dinâmica das postagens.

A responsividade é outro detalhe importante, ainda mais nos dias de hoje em que o uso de smartphones e demais dispositivos móveis é bastante difundido.

Se o seu blog é responsivo, ele pode ser acessado e bem visualizado em qualquer dispositivo, seja ele mobile ou desktop.

Por isso, para que você tenha condições de tornar o seu blog mais atrativo e funcional, vale a pena prestar atenção nas dicas a seguir.

Plataforma

Tudo começa na escolha da plataforma mais adequada. Hoje em dia existem várias à sua disposição. Elas são intuitivas, são de fácil instalação e possibilitam realizar postagens de maneira fácil e rápida.

Alguns exemplos de plataformas que você vai encontrar à sua disposição são o Wix, o Webnode, o Drupal e o Joomla! No entanto, uma das mais indicadas, tanto para blogueiros iniciantes quanto para quem já tem experiência no assunto é o WordPress.

Ela surgiu no ano de 2003 e desde então se consolidou como uma das mais eficientes. As razões para isso são várias e vão desde os seus plugins acessíveis e funcionais, até aos seus templates versáteis para vários tipos de blogs.

Hospedagem de sites

A hospedagem de site é um serviço fundamental para quem quer ter um projeto sério e lucrativo na web. No caso do seu blog, um bom serviço de web hosting confere mais segurança e um melhor desempenho para ele.

Imagine se o seu blog adquire um bom volume de tráfego. Para que ele continue recebendo os acessos sem problemas, é fundamental contar com um plano de hospedagem que ofereça recursos para isso.

Um exemplo de empresa que oferece vantajosos planos de hospedagem, com preços acessíveis e qualidade acima da média, é a Weblink.

Com os serviços dela o seu blog vai poder contar alguns benefícios que irão torná-lo mais funcional, tais como contas de e-mail, espaço em disco e 99,9% de uptime.

Templates

Um template é a cara do seu blog, ou seja, é a identidade visual. Se você, por exemplo, possui um blog que fala sobre astronomia, é relevante adotar um template que tenha relação com esse tema.

O WordPress possui uma ampla variedade de templates, alguns gratuitos, porém outros são pagos e, consequentemente, apresentam mais recursos e funcionalidades.

Plugins

E falando em funcionalidade, é necessário mencionar a importância dos plugins. Eles consistem em pequenos programas destinados a melhorar um determinado recurso do seu blog.

Para citar um exemplo, se você quer trazer melhorias para a sua seção de comentários, há plugins para isso. Por outro lado, assim como tudo na vida, o excesso faz mal e com os plugins não é diferente.

Por isso instale apenas o que você realmente acha que irão trazer mais funcionalidades para o seu blog.

Conclusão

Os blogs são dinâmicos, interativos, ajudam desde empresários a profissionais que atuam como freelancers.

Porém, para que eles tragam as vantagens que se espera deles, é necessário investir em melhorias. Por isso siga as dicas citadas e crie um blog atrativo e funcional.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.