Uma das perguntas mais comuns (e mais feitas) para quem quer vender seu produto ou serviço através da internet é como fazer marketing de conteúdo. Algumas vezes ficamos muito focados na parte técnica de SEO, ou de UX (experiência do usuário) e deixamos de lado uma parte importante… O storytelling.
Embora exista uma estrutura para se fazer storytelling, em que Joseph Campbell falou em seu livro O Poder do Mito e que foi contado em uma palestra do Mathew Winkler no TED Talks.
NA PRÁTICA
Mas como isso pode ser aplicado aos negócios?
Será que é possível compilar emoções, sensações e desejos ao criar um conteúdo para uma empresa?
A marca Always criou uma campanha fora do Brasil chamada de #LikeAGirl. Aqui, no Brasil, foi traduzida para #TipoMenina.
O resultado foi uma explosão de engajamento nas redes sociais no mundo todo.
Veja só um dos principais vídeos da campanha.
Entender quais são os desafios do seu público alvo, não é importante apenas para que seu produto ou serviço possa ajudá-lo a resolver isso, mas também para mostrar que sua empresa, realmente se importa com ele.
CONTEXTO
Claro que se o seu produto faz parte do contexto do dia a dia do seu público alvo a barreira diminui bastante, mas não basta fazer parte do contexto, também é importante o fator emoção do conteúdo, como fez a Pedigree.
EMOÇÃO
Para mim não tem como falar do fator emoção, sem falar dessa campanha de despedida da Kombi, toda vez que vejo esse vídeo eu me emociono.
É incrível como esse vídeo provoca reflexões e emoções diferentes em cada pessoa, tem um lenço? Então pode dar o play.
NEGÓCIOS DE “VERDADE”
Ok! Talvez você olhe essas empresas e pense assim, mas essa empresa tem “bala” na agulha para investir na produção de conteúdos épicos não é?
E o que dizer de salões de beleza que apostam em conteúdos que fazem demonstração de seus produtos aplicados em clientes reais?
Isso é marketing de conteúdo? Horas… É claro que é!
CONCLUSÃO
Fazer marketing de conteúdo, não é apenas incluir o seu produto ou serviço dentro do contexto do seu cliente, mas incluir o seu cliente dentro do contexto do seu produto ou serviço.
Você pode começar de maneira simples, apenas demonstrando como ele funciona e progredir para outros conteúdos a medida em que o seu público se engaja.
Você conhece algum case de marketing de conteúdo? Compartilhe comigo nos comentários. ;)
Um forte abraço!