O jogo é sucesso nos Estados Unidos e começou com o pé direito também no Brasil. A Nintendo mantém um número crescente de fãs do game por aqui e, como toda plataforma, quanto mais adeptos melhor opção é a ferramenta para uma ação de marketing.
O grande sucesso deve-se a tecnologia explorada. A realidade aumentada é uma tendência e fazer o mundo virtual interagir com o físico proporciona uma experiência incansável para os fãs de um determinado aplicativo ou ferramenta.
As pessoas seguem freneticamente na busca dos Pokémons e, consequentemente, aglomeram-se em determinados locais e regiões. Em tão pouco tempo vemos cases de sucesso do marketing nos Estados Unidos:
- Uma empresa de passeios turísticos do Tennessee criou um pacote especial Pokémon Go, que leva clientes para locais específicos na captura do Pokémon.
- Diamond Bar na Califórnia compra uma isca (item que atrai os Pokémons) para cada 15 bebidas vendidas.
- A cozinha do Zoe no Texas premia com um cartão de 25 dólares, pessoas que twittarem fotos de capturas no restaurante.
O fato de aglomerar pessoas em um local não significa venda. Antes de cair nas graças do game é necessário definir a estratégia que será adotada para aproveitar a oportunidade, que acontece em curto tempo. Deve-se também estudar o perfil desse público. Conhecê-lo é fundamental para uma ação assertiva. Certamente, ainda presenciaremos ações de marketing bem-sucedidas e outras frustrantes, o diferencial estará na capacidade criativa e um planejamento estratégico fundamentado.
É tudo muito novo! Ainda não sabemos ao certo quantas ferramentas de marketing surgirão no game, além das que já temos para explorar e, nem quanto tempo vai durar a febre do Pokémon. Mas, para o marketing o segredo é aproveitar a onda e tirar vantagem do momento.