Como o Sistema Cognitivo pode ser utilizado no Marketing de maneira assertiva?

O mundo como o conhecemos hoje está repleto de informação, a chamada Big Data. Mas para que essa informação seja usada de maneira assertiva, devemos entendê-la como um sistema Cognitivo usado em tecnologia da informação que pode melhorar os processos de marketing já utilizados nos dias de hoje.

Através da inteligência artificial, sistemas são capazes de reconhecer objetos em imagens, entender a voz humana e até conversar com objetos e seres humanos.

O grande volume de dados gerado diariamente por milhões de usuários da internet, faz com que essas informações valiosas sejam colocadas a disposição de empresas que possuem os meios (seja humano e tecnológico) de buscar, agrupar as informações, usar da melhor forma possível para o beneficiamento da empresa.

Assim, a base desse grande volume de dados, faz com que o entendimento sobre o conteúdo, sua tradução em oportunidades de relacionamento, seja uma das formas de colocar essa tecnologia a favor do marketing.

Computação cognitiva pode ser entendida como o sistema computacional que unifica várias tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Essas tecnologias (processamento de linguagem natural, hipóteses baseadas em evidencias, aprendizagem de máquina, dezenas de algoritmos e tecnologias), fazem com que o objetivo de gerar conhecimento a partir da interpretação e extração do significado de dados ( estruturados ou não estruturados), seja realizado por sistema tradicional programável.

Através de sistemas cognitivos é possível analisar uma quantidade enorme de dados, interpretar, entender esse processo e devolver ao profissional de marketing os insumos necessários para a personalização do contato com cada cliente de forma única. Esse contato é baseado no profundo entendimento do seu interesse com sua necessidade

Assim, podemos dizer que o marketing cognitivo pode ser dividido em:

  • Segmentação das audiências de novas maneiras:

a segmentação da audiência é uma peça fundamental para direcionar as mensagens ao consumidor. Os profissionais de marketing segmentam seu público através de dados demográficos. Em contrapartida, o sistema de marketing cognitivo usa a pesquisa de um conjunto de dados maciços para segmentar o cliente com um comportamento semelhante.

  • Personalizar o conteúdo:

através dos segmentos comportamentais, o sistema de marketing cognitivo pode usar sistema de marketing para personalizar conteúdo de maneira mais eficaz do que nunca. Após receber o conteúdo, um mecanismo de marketing cognitivo pode redesenhar a mensagem de maneira única para cada pessoa.

O marketing cognitivo garante a entrega da mensagem certa, no momento certo para cada cliente de forma única. As mensagens personalizadas tem maiores chances de assertividade com o cliente do que mensagens irrelevantes que correm o risco de serem bloqueadas pelo usuário.

  • Ajuda aos clientes para a tomada de decisão:

entregar a mensagem certa no momento certo beneficia a marca. Através do marketing cognitivo, as inferências de dados de diferentes fontes, pode ajudar as marcas a identificarem os clientes com uma necessidade particular não declarada.

Através do marketing cognitivo, as empresas e o consumidor darão início a uma conversa que é importante para ambos: a afinidade entre si.

Assim essa forma de marketing pode ajudar as empresas a melhorar sua assertividade com o cliente trazendo assim maior conversão por parte deles.

Pensem nisso: a IA está cada dia mais em tudo o que fazemos na vida. Com isso, seu poder de aprendizado é feito de maneira contínua e colocada em prática quase que ao mesmo tempo que aprende. Esses sistemas inteligentes estão presentes em todos os aparelhos eletrônicos que possuímos.

Deixo uma pergunta a ser respondida por você caro leitor: Com essa evolução da inteligência artificial seremos substituídos por máquinas pensantes que não precisam de descanso diário? Ou ainda que tenhamos sistemas inteligentes, teremos que ter mão de obra qualificada para colocar as diretrizes necessárias para que as máquinas possam aprender! São questões simples que merecem ser pensadas.

Espeto que tentam gostado do assunto. Até o próximo tema

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.