Como o Visual Merchandising pode ajudar nas ações de execução de Trade Marketing no PDV?

Olá! Tudo bem? Ao entrar em um supermercado, padaria, mercearia ou loja de conveniência, você já se perguntou como tudo está visualmente arrumado e ao alcance de suas mãos? Sim ou não? Esta é uma das práticas de Visual Merchandising que o profissional de trade marketing de execução planeja e executa dentro de um ponto de venda.

O termo Visual Merchandising ainda é novo no Brasil e o conceito de trade marketing virou moda entre os especialistas de Marketing e Comercial na plataforma LinkedIn. Porém, saiba que as indústrias já atuam há pelo menos duas décadas com estas práticas e alguns profissionais executavam estratégias de vendas para o cliente varejista e consumidor final (shopper) antes mesmo de todo este modismo.

Como o VM pode ajudar nas ações de execução de trade Marketing em um ponto de venda?

Confira 5 dicas:

  1. Definição da estratégia de sell in (por parte da indústria) e sell out (negociação com cliente varejista);
  2. Negociação dos pontos estratégicos do PDV: o produto será exposto em uma ponta de gôndola, ilha promocional próximo à porta de entrada ou associada ao cross merchandising no setor de padaria (como exemplo);
  3. Comunicação assertiva com o shopper: elaboração de materiais de comunicação de merchandising impactantes e objetivos, despertando a atenção do shopper;
  4. Execução do Planograma: definição do número de frentes de cada produto (skus), sua localização na gôndola (por negociação paga ou argumentação de share) e tempo de exposição contratual;
  5. Execução de eventos de PDV: cafés da manhã, degustação de produtos associados à entrega de brindes mediante compra (ação de compre e ganhe), realização de sorteios mediante compra (com autorização da Caixa Econômica) ou concursos culturais (onde o consumidor responde a perguntas sem adquirir o produto e participa do sorteio – e não precisa ter autorização da Caixa Econômica), entre outros eventos que gerem valor à marca, sell out ao varejista e futuro sell in à indústria.

Para saber mais sobre trade marketing e visual merchandising, leia meus artigos anteriores e faça um exercício prático: visite uma mesma rede de supermercados em 3 bairros diferentes e circule pelos espaços setorizados, tendo o olhar crítico de um estudante de marketing.

Veja a disposição dos produtos nas gôndolas a partir do preço práico, analise o número de frentes, o mix de portfólio de uma indústria, entre outras coisas. O PDV é fascinante, já dizia uma profissional de Trade Marketing chamado Heron Xavier. Até mais!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.