Olá! Tudo bem? Ao entrar em um supermercado, padaria, mercearia ou loja de conveniência, você já se perguntou como tudo está visualmente arrumado e ao alcance de suas mãos? Sim ou não? Esta é uma das práticas de Visual Merchandising que o profissional de trade marketing de execução planeja e executa dentro de um ponto de venda.
O termo Visual Merchandising ainda é novo no Brasil e o conceito de trade marketing virou moda entre os especialistas de Marketing e Comercial na plataforma LinkedIn. Porém, saiba que as indústrias já atuam há pelo menos duas décadas com estas práticas e alguns profissionais executavam estratégias de vendas para o cliente varejista e consumidor final (shopper) antes mesmo de todo este modismo.
Como o VM pode ajudar nas ações de execução de trade Marketing em um ponto de venda?
Confira 5 dicas:
- Definição da estratégia de sell in (por parte da indústria) e sell out (negociação com cliente varejista);
- Negociação dos pontos estratégicos do PDV: o produto será exposto em uma ponta de gôndola, ilha promocional próximo à porta de entrada ou associada ao cross merchandising no setor de padaria (como exemplo);
- Comunicação assertiva com o shopper: elaboração de materiais de comunicação de merchandising impactantes e objetivos, despertando a atenção do shopper;
- Execução do Planograma: definição do número de frentes de cada produto (skus), sua localização na gôndola (por negociação paga ou argumentação de share) e tempo de exposição contratual;
- Execução de eventos de PDV: cafés da manhã, degustação de produtos associados à entrega de brindes mediante compra (ação de compre e ganhe), realização de sorteios mediante compra (com autorização da Caixa Econômica) ou concursos culturais (onde o consumidor responde a perguntas sem adquirir o produto e participa do sorteio – e não precisa ter autorização da Caixa Econômica), entre outros eventos que gerem valor à marca, sell out ao varejista e futuro sell in à indústria.
Para saber mais sobre trade marketing e visual merchandising, leia meus artigos anteriores e faça um exercício prático: visite uma mesma rede de supermercados em 3 bairros diferentes e circule pelos espaços setorizados, tendo o olhar crítico de um estudante de marketing.
Veja a disposição dos produtos nas gôndolas a partir do preço práico, analise o número de frentes, o mix de portfólio de uma indústria, entre outras coisas. O PDV é fascinante, já dizia uma profissional de Trade Marketing chamado Heron Xavier. Até mais!