Como posso usar o Bootstrapping para ajudar minha empresa?

Olá amigos(as) leitores(as), sejam novamente muito bem vindos! Hoje abordarei um tema que acho interessante e que deve estar na cabeça de muitos de vocês e que acabamos deixando para depois seu significado: Bootstrapping. É uma forma de começar e financiar sua empresa sem pegar empréstimos ou depender de investidores. Isto significa construir sua empresa usando seus próprios recursos em vez de usar aporte financeiro externo.

No Bootstrapping você se concentra em realizar suas vendas antecipadamente para financiar sua empresa, ou seja, começa pequeno usando recursos próprios atuais para criar uma versão mais simplificada e enxuta do seu produto ou serviço.

Você como empresário, pode vender uma versão inicial da sua ideia, o que pode proporcionar o investimento inicial para dar inicio as atividades e fazer seu negócio crescer. Clientes potenciais podem dar a você o feedback do que é bom ou não tão bom assim no seu negócio, de acordo com sua experiência com seu produto ou serviço.

Sendo você o único dono de sua empresa, pode criar um histórico de vendas, que vai ajudar que o produto ou serviço ser confiável, viável e rentável quando se sentar com futuros e potenciais investidores para seu negócio.

Com o Bootstrapping, você vai precisar de um MPV (Mínimo de Produto Variável),que é o modo mais eficiente e com menor custo para trazer seu produto e serviço a vida. Com certeza essa versão não será a versão final de seu produto e serviço, o que possibilita os aprimoramentos e melhorias para torna-lo mais usual ao cliente, ou até mesmo modificar seu design e propósito de maneira radical.

Um exemplo para melhor entender: supondo que você deseja abrir um restaurante, o que demanda um investimento caro e arriscado de momento, então pode ser adaptado para um food truck ou serviço de buffet. Ambos custam menos e permitem que você possa aprender sobre os custos da comida, tamanho de porções, sobras, etc.

Passos para criar um MPV

1. Colocar no papel sua grande e abrangente visão ou versão ideal da sua idéia de negócio. Considere ainda, a oferta principal da sua empresa e como ela será diferente de seus concorrentes. Exemplos:

i) Um chef com uma ideia – Oferta-chave: comida pronta para comer. Diferencial: comida regional.

ii) Uma loja de conserto de bicicleta – Oferta-chave: conserto de bicicleta de alto nível e de competição. Diferencial: localização livre de concorrência.

iii) Um desenvolvedor de aplicativos – Oferta-chave: aplicativo para controlar despesas. Diferencial: experiência para usuário superior.

2) Crie um plano financeiro que mostre quanto custaria lançar sua empresa na forma ideal.

i) Inclua custos de instalação (aluguel, melhorias, equipamentos, funcionários, marketing, matéria bruta, seguro, verba de profissionais e licenças).

3) Tire um momento para “engasgar” com seu montante total. Pense como pode manter as ofertas-chave, os diferenciais e a essência da sua empresa, enquanto corta parte dos custos.

i) Pergunte a si mesmo: O que precisa ser removido para que eu possa começar pequeno?

Novas empresas precisam de fundos iniciais para criar até mesmo seu MPV. Se sua ideia gira em torno de produto x serviço, talvez seja ideal realizar pré-vendas. Isso envolve lançar e vender a ideia do seu produto MPV.

Caso tenha um produto com boa aceitação pelo mercado consumidor, pode tentar investimento para gerar dinheiro para a sua produção. Ajuda também a gerar reconhecimento para sua nova empresa, divulga-la e conseguir feedback do público.

Nessa fase, seu MPV não necessita ser perfeito, considere como uma fase de teste, em que pode se construir, experimentar e repetir o processo quantas vezes forem necessárias.

Para se ter um MPV de sucesso lembre-se:

· Você tem uma ideia de negócio sólida?

· Você conhece o melhor público-alvo para sua ideia?

· Você pode descrever facilmente sua oferta-chave?

· Você sabe o que te faz se destacar dos seus concorrentes?

Caso suas respostas sejam afirmativas, você esta pronto para começar pequeno e fazer um Bootstrapping.

Espero que tenham gostado, deixem aqui seus comentários e cases de sucesso. Queremos conhecer também sua historia de sucesso. Ate o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.