Como ser o profissional de marketing ideal! Parte 1

Quais os diferenciais de um profissional de marketing? O que é preciso para exercer essa profissão com qualidade?

Marketing apresenta aspectos tão diversos e dinâmicos que praticamente qualquer área do conhecimento pode ser utilizada para executar estratégias e ações. E é aí que mora o perigo. Porque todo mundo se acha habilitado a exercer esse conhecimento.

Assim, fica difícil definir o que faz de você um profissional competente e demonstrar a qualidade do seu trabalho.

  • Quais conhecimentos são requeridos para exercer essa função de uma maneira considerada minimamente satisfatória?
  • O quão qualificado deve ser um profissional de marketing?
  • Quais as habilidades mais importantes para gerar resultados?
  • O que o profissional precisa demonstrar para ser considerado realmente expert em marketing?

São perguntas complexas, porque para exercer medicina, direito, contabilidade você precisa de conhecimentos muito específicos. Precisa se graduar, precisa fazer parte de um Conselho. Mas, para exercer marketing, não.

Existe uma mistura de muitos conhecimentos de diversas áreas – marketing, publicidade, jornalismo, administração, relações públicas, RH, psicologia… e se você souber um pouco sobre direito, engenharia, matemática, estatística, também ajuda!

É notória a necessidade de integrar conhecimentos e ser multidisciplinar. Mas, agregar tanto conhecimento junto dificilmente permite aprofundamento em todos eles. E como meros mortais, sabemos que às vezes fica “meio” inviável de se praticar tudo isso, embora exista um movimento de mercado que vem demandando isso cada vez mais.

Recentemente, vi uma pesquisa informal no LinkedIn onde foi feito um levantamento sobre quantos profissionais que estavam respondendo àquela pesquisa se formaram em uma área e trabalhavam em outra.

Resultado? A maioria dos formados em uma área que estavam atuando em outra diferente da formação estavam em… marketing.

Qual o problema disso? Na minha opinião nenhum! Isso traz diversidade de conhecimentos.

Afinal, para fazer um bom marketing sobre construção civil talvez um engenheiro seja mais capacitado, pois ele tem um conhecimento mais profundo sobre o tema engenharia.

O equívoco talvez esteja em colocar um engenheiro que tem muito conhecimento técnico, mas sem as habilidades necessárias para exercer o cargo voltado para a área de humanas.

Mas, quais são as habilidades então?

Alguns dirão: “Marketing pessoal”.

De fato, concordo com isso! Para começar e se apresentar como um bom profissional é preciso investir muito em marketing pessoal. Ele ajuda o profissional a demonstrar e ressaltar suas qualificações. Aliás, isso é importante tanto para o profissional de marketing como para qualquer outro. Porém, são inúmeros os profissionais que param neste quesito. São ótimos em dizer que são ótimos, mas na hora de colocar a mão na massa, a história é outra.

Por isso, muitas vezes essa habilidade é mal interpretada e julgada como uma prática realizada para manipular, enganar. Tem o inverso disso também. Muita gente boa que não sabe fazer o seu próprio marketing.

  • Afinal, o que faz de você um bom profissional de marketing?
  • Como você pode saber que exerce corretamente sua profissão?
  • Quais são os aspectos comportamentais e técnicos que temos que desenvolver para nos tornar realmente capacitados?

Existem muitas crenças que minam nossa evolução, pois ao acreditar nelas nos prendemos a limitações. Pense fora da caixa! Ou dentro dela, não importa.

Você precisa mesmo é encontrar soluções e apresentar resultados para suas ações.

Como posso avaliar isso?

De várias maneiras, mas o mais importante é conhecer suas competências comportamentais e técnicas.

No próximo post eu vou destacar as competências técnicas e comportamentais que são essenciais para os profissionais de marketing. Confiram!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.