Como ser original e inovador no novo capitalismo criativo?

Um grande presente que recebi nos últimos tempos foi a oportunidade de lecionar num curso de graduação em Gestão de Negócios e Inovação, onde posso desenvolver trabalhos interessantíssimos, sempre com os alunos no papel de protagonistas. O objetivo do curso é a formação de empreendedores profissionais, que são constantemente incentivados a pensar como empreendedores, bem como em processos de inovação, entre eles o desenvolvimento da criatividade.

Análise de Informações e Pesquisa são obrigatórios, acredite! Se você for de Marketing então…

Essa capacidade é importante num momento em que o capitalismo como um todo passa por uma grande transformação saindo do tradicional modelo industrial, passando para um novo capitalismo baseado no conhecimento e na criatividade.

Dadas as características acima, e o novo mundo que se apresenta, temos que nos ater ao desenvolvimento de processos, produtos e serviços que sejam cada vez melhores e que chamem a atenção de clientes cada vez mais exigentes.

Algumas questões me são realizadas e faço questão de compartilhar com vocês, caros leitores:

– “Como ser Criativo? É possível treinar a criatividade?”

– “Como ser criativo quando não conhecemos o tipo de pessoa ou cliente para montar um empresa?”

Essas são as duas perguntas que mais recebo quando trabalhamos os aspectos do novo Capitalismo Criativo…. Pois bem… a resposta para ambas as questões pode estar num velho e conhecido conceito para quem lê os artigos publicados aqui no Blog do Projeto Implantando Marketing: É tudo uma questão de Dados, Informação e Conhecimento, ou seja, para que você domine o processo de informações, bem como treine para ser criativo, você deve trabalhar com informações e processá-las de maneira analítica.

Se fizermos um comparativo entre as empresas consideradas inovadoras e criativas da atualidade (Google, Apple, Uber, Amazon, Netflix, entre outras), vamos entender como isso é possível.

Tais empresas possuem em seus “Staffs” profissionais que podem ser considerados pesquisadores acima de tudo, onde para cada solução inovadora que encontram realizam uma pesquisa completa procurando tudo aquilo que já fora feito para solucionar o problema do cliente antes, sejam em fontes de mercado ou em fontes acadêmicas. A propósito, vale lembrar que o grande repositório de profissionais dessas empresas encontra-se exatamente nas universidades, onde as pessoas são, ou deveriam ser, incentivadas a utilizar o método científico em suas pesquisas.

Com o assunto delimitado e, principalmente, detalhado fica mais fácil aplicar o quociente de criatividade e encontrar a melhor solução para os problemas apresentados, pois podemos eliminar todas aquelas soluções que não deram certo, ou não entregavam o resultado completo ao cliente, desconhecidos antes de tal pesquisa.

Ou seja, com o conhecimento adquirido através da análise das informações e a transformação dessas informações em conhecimento, fica mais fácil encontrar as soluções e melhorias até então não encontradas, uma vez que você já realizou a pesquisa e sabe aquilo que já fora feito ou pensado, sem alcançar o resultado esperado.

Caros amigos, para sermos relevantes no novo Capitalismo Criativo, seja como empreendedor ou como profissionais das áreas de Marketing, Comunicação e Comercial, temos que ser capazes de analisar e processar as informações, seja através de ferramentas como o CRM, o Big Data, e até mesmo estarmos abertos e termos acesso aos movimentos da comunidade científica, independentemente de gostar disso ou não…

Ok, Ok… você pode até discordar de tudo o que está no texto acima, claro que pode!

Porém, veja qual é o tipo de profissional que as empresas, consideradas criativas e inovadoras, preferem em seus processos seletivos e perceba o movimento de mudança que nos cerca!

Até a próxima Folks!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.